26 de abril de 2024
Coronavírus

Chama o Meirelles: “A quarentena não faz a crise econômica, a crise é causada pela pandemia”

O secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, fala durante o seminário “Como resolver a crise dos Estados”. Um pouco de lucidez e bom senso no debate desenfreado e também polarizado entre preservação de CNPjs e CPSs. Não precisam ser antagônicos quando fazem parte de uma mesma moeda. Tem mesma causa e um a trilhar para seus efeitos serem suportáveis. Mas essa fala veio de quem entende de ECONOMIA, de quem sabe analisar remédios necessários aos CNPJs. E ontem ele, Henrique Meirelles,  disse o obvio na condição de Secretário de Finanças de São Paulo, que acabara de prolongar sua Quarentena até 31 de maio. Via Agência Estado .
“Existe um equívoco, que está permeando diversos setores de opinião e de poder do Brasil, de que o isolamento social ou a quarentena é que está causando a crise econômica. Não é. É o contrário. A crise é causada pela pandemia”, disse Meirelles. “O que afeta a economia é a pandemia, não as medidas para combater a pandemia”, acrescentou.
Para o ex-ministro da Fazenda, em pandemias anteriores, as regiões que adotaram a quarentena com mais rigor foram as que tiveram melhor e mais rápida recuperação econômica.
“A quarentena tem, por finalidade, combater mais eficazmente a contaminação e, consequentemente, isso beneficia a economia”. “Experiências históricas mostram isso: em pandemias anteriores, cidades, regiões ou países que adotaram a quarentena com mais vigor foram os que se recuperaram mais rapidamente do ponto de vista econômico. Por isso temos de estender a quarentena da forma mais rigorosa possível”, afirmou o secretário. “É uma questão objetiva e econômica. Quanto mais rápido for controlada a evolução dos casos, mais rápido sairemos da crise e mais rápido vamos recuperar os empregos e a renda”, destacou.  

De acordo com Meirelles, o setor mais afetado pela crise no estado, por exemplo, foi o de serviços domésticos que não contava com restrições para funcionar durante a quarentena.

“Esse setor não foi objeto de nenhuma restrição. E, no entanto, foi o mais afetado pela crise. Por que? Pela preocupação das pessoas”, disse Meirelles.

“A atividade econômica começa a retornar depois que se passa o pico e a pandemia começa a dar sinais de que está controlada”, disse Meirelles.

One thought on “Chama o Meirelles: “A quarentena não faz a crise econômica, a crise é causada pela pandemia”

  • observanatal

    Falta inteligência ou boa vontade para entender o que Meirelles nos conta?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *