26 de abril de 2024
Pesquisa

Ciro Gomes perde para Lula e ganha para Bolsonaro no seu Ceará

Presidente Jair Bolsonaro com os presidentes eleitos do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Sérgio Lima/Poder360 03.02.2021

Do Valor 

Visto até agora como o possível candidato à Presidência com as melhores taxas de intenção de voto para quebrar a polarização LulaBolsonaro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) não consegue derrotar esses dois possíveis rivais na sua própria região de origem, o Ceará.

No Estado que já foi governado por Ciro (1991-1994), quem domina a cena política nas simulações de eleição presidencial é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com ampla vantagem.

Conforme pesquisa da consultoria Atlas feita apenas entre eleitores do Ceará a pedido do Valor, o petista teria mais da metade dos votos dos cearenses num cenário de  cenário de primeiro turno com número reduzido de candidatos, 50,8%.

Bem atrás de Lula, Ciro e o presidente Jair Bolsonaro disputam a segunda posição, numa situação de empate técnico.

No levantamento com margem de erro de três pontos feito entre 14 e 21 de maio, o ex-ministro alcança 23,2%, o atual presidente marca 22,1%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%.

Em pesquisa online feita por meio de convites randomizados, o Atlas também simulou uma hipótese de primeiro turno com o nome do também ex-governador cearense Tasso Jereissati como candidato do PSDB. Nas últimas semanas, Tasso, hoje senador, passou a ser citado como possível candidato do partido à Presidência em 2022.

Nesse caso, a taxa de intenções de voto em Ciro cai e ele passa a aparecer numericamente atrás de Bolsonaro, embora ainda em situação de empate técnico. Lula marca 48,9%; Bolsonaro, 22%; Ciro, 18,4%; Tasso fica com 9,1%.

SEGUNDO TURNO 

Apesar do empate com Bolsonaro no primeiro turno, os cearenses dariam a Ciro uma vitória avassaladora sobre o presidente na hipótese de um segundo turno entre os dois: 71,6% a 20,8%.

A combinação desses resultados sugere o quanto a entrada de Lula na disputa atrapalha o desempenho de Ciro.

TETO DE BOLSOSONARO É DE 20 PONTOS 

Aponta também para a existência de uma alta taxa de rejeição a Bolsonaro no Estado, o que lhe impõe um teto de votos não muito superior à casa dos 20 pontos.

Outras simulações de segundo turno corroboram essa afirmação.

Em disputa final contra Lula, Bolsonaro perde por 67,3 a 23,5%.

Contra Tasso Jereissati, é derrotado por 58,2% a 20,7%.

Mesmo contra Doria, que tem desempenho nanico no primeiro turno, Bolsonaro perde por 47,3% a 22,2% no Ceará.

 

 

6 thoughts on “Ciro Gomes perde para Lula e ganha para Bolsonaro no seu Ceará

  • observanatal

    Tem tempo para acontecer qualquer coisa.

    Resposta
  • Ana Paula

    Recomeçou a pesquisa para presidente: BOLSONARO perde para todos. Até para a insalubre Marina.
    Era só o que faltava!
    Vocês da imprensa perderam mesmo a credibilidade. Que peninha…

    Resposta
  • Ary Maia

    O importante é tirar esse presidente, seja com Lula, Ciro, Doria ou quem quer que seja, embora vejo Ciro como melhor opção e bons antecedentes políticos! Vou de Ciro no primeiro e no segundo turno qualquer um contra Bolsonaro!

    Resposta
  • PedroArtur

    Estamos juntos Ary Maia, so nao voto em Lula/Bolsonaro , caso tenha segundo turno com Lula e Bolsonaro anulo meu voto.

    Resposta
    • Ary Maia

      Seria muito bom que as pessoas conhecessem o histórico dos candidatos! Eu vejo Ciro como o melhor, é muito preparado! Pedro, ainda teremos muitos fatos até lá, quem sabe o Brasil sairá vitorioso elegendo Ciro!

      Resposta
  • Ary Maia

    Tasso Jereissati também é um excelente nome! O nosso Biden Brasileira! Político ponderado, com bons antecedentes e quem colocou o Ceará no rumo do desenvolvimento após quebrar a hegemonia militar! Um bom nome. FHC devia ter pensado nisso, antes de fazer aquela aparição com o Lula.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *