26 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Lixo hospitalar no litoral do RN repercute no Brasil e segue sem respostas

Da Folha de São Paulo 

Sapatos, roupas, mochilas, tubos para coleta de sangue, seringas e documentos, que somam até o momento 1,5 tonelada de lixo, foram encontrados nesta semana em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte.

O material de origem desconhecida começou a chegar por meio de correntes marítimas na quarta-feira (21) e atingiu a faixa de areia de quatro municípios.

Uma das áreas afetadas está localizada na praia de Pipa, um dos destinos turísticos mais famosos do estado.

Voluntários e servidores da prefeitura de Tibau do Sul recolheram meia tonelada de resíduos no local. Um dos pontos atingidos é uma importante região de desova de tartarugas.

Em nota oficial, o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) informou que ainda não há informações oficiais sobre a origem do material.

ESTADOS VIZINHOS 

O órgão entrou em contato com estados da Paraíba e de Pernambuco para verificar a ocorrência de algum incidente ambiental que possa ter ocasionado o aparecimento dos resíduos nesta região.

“O órgão ambiental recomenda que os municípios afetados recolham o material o mais rápido possível, evitando que retornem aos oceanos e provoquem outros prejuízos enquanto o ocorrido não é esclarecido”, diz o comunicado do Idema.

As cidades atingidas são Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, comunicou que foi possível identificar no material nomes de municípios de Pernambuco, a exemplo do Recife, e também de Alagoas.

“Uma das hipóteses é que pode ter caído um malote da embarcação de alguma empresa que presta serviço de recolhimento de resíduos. Até agora, não sabemos o que de fato ocorreu”, destaca.

 TL COMENTA

O assunto foi notícia neste TL deste a última quarta-feira, quando a Prefeitura de Tibau anunciava um relatório sobre a origem do lixo encontrado.

Em tempo, faz 18 meses que todo litoral nordestino foi cenário do maior desastre ambiental brasileiro, com 138 praias em  62 cidades atingidas  e até agora não existe qualquer conclusão, nem responsabilização dos culpados.

Alguém acredita que o resultado com esse lixo hospitalar será diferente?

2 thoughts on “Lixo hospitalar no litoral do RN repercute no Brasil e segue sem respostas

  • observanatal

    O lixo vem de todos os cantos, porque a humanidade é feita de porcos, sem aha maioria, mas saber querer saber origem somente para inglês ver.

    Resposta
  • Margarete Câmara

    Teria ligação com a limpeza dos canais em Recife? Poderia o lixo dos canais irem para o mar?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *