7 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Sociedade de Pediatria diz que pedido de presidente para criança retirar máscara é afronta ao ECA

Por Lauro Jardim no Globo 

A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que o Brasil se deparou com uma “afronta” ao dever de proteção da criança e do adolescente com o episódio em que Jair Bolsonaro pediu a uma menina de 10 anos que tirasse a máscara do rosto no Rio Grande do Norte.

Em nota, a entidade reprovou o comportamento de Bolsonaro e diz que ele fere “frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que, em seu artigo 5, determina que ‘nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais’, colocando em risco a saúde e a vida das crianças envolvidas e de seus familiares”.

A SBP recomenda o uso de máscaras por crianças a partir de dois anos de idade e outros cuidados para evitar a Covid, como a higiene das mãos.

Completa a entidade:

“Neste momento de grave crise epidemiológica, a SBP lembra a todas as autoridades e personalidades a necessidade de agirem de forma consciente, sobretudo em espaços públicos, pois seu comportamento tem grande repercussão junto à população.

Por isso, precisam contribuir com o esforço nacional contra a covid-19, por meio de atos responsáveis e a reprodução de informações baseadas na ciência, evitando postura que confundem o cidadão e podem causar risco de agravar ainda mais a situação sanitária do País”.

One thought on “Sociedade de Pediatria diz que pedido de presidente para criança retirar máscara é afronta ao ECA

  • observanatal

    Como se esse povo desse importância.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *