26 de abril de 2024
Luto

Luto na arquitetura: Morre Fernando Campana

Da Folha 

Morreu nesta quarta, dia 16, em São Paulo, o designer Fernando Campana. A informação foi divulgada pela galeria Luciana Brito, que não informou a causa da morte do artista paulista, de 61 anos.

Metade da dupla formada com o irmão Humberto, ele se notabilizou nas últimas três décadas pelo desenho de móveis feitos sobretudo a partir de materiais inusitados, como poltronas estofadas com ursinhos de pelúcia. Mas suas obras também se espraiaram pelas áreas de projetos de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia, arte e moda.

Formado em arquitetura, Fernando era o mais novo dos irmãos, ambos criados em Brotas, no interior de São Paulo.

Humberto, por sua vez, era formado em direito. Os dois já assinaram projetos para empresas como Alessi, Baccarat, Edra, Fendi, H. Stern, Lacoste, Louis Vuitton, Melissa.

A ousadia no uso dos materiais, a incorporação sem medo da cultura pop, do kitsch, do alegórico carnavalesco, sempre esteve à frente dos projetos.

Mas a base tinha uma ligação profunda com a ambivalência malandra do nosso design, um pé na limpeza escandinava, nas curvas reluzentes do suíço Max Bill, e outro na quadra fervida da escola de samba.

Fonte: Folha 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *