26 de abril de 2024
CidadesHistória

MONTE SEM GAMELEIRAS

72480254-55A5-4FCF-B0CE-94911BC7CE9A
Vista de um mirante imaginário em Monte das Gameleiras


Emancipada há 55 anos, não chegou a receber  do mestre Cascudo, o resumo histórico como tantas outras cidades mais antigas.

O charmoso destino do turismo de montanha, deve ao Majó Theodorico Bezerra a carta de alforria que a libertou do jugo de Nova Cruz.

O trauma político da separação, nem um pouco amigável, só não chegou  a estremecer as estruturas do PSD, porque partidos, naqueles tempos, eram fincados em bases sólidas, ideológicas e principalmente, pragmáticas.

Apesar da forte reação do correligionário da região, a sanha emancipacionista do dirigente partidário atingiu também o antigo distrito Monte Alegre, nas então  longínquas e quase inacessíveis franjas do planalto da Borborema.

Os contra-argumentos que a toponímia já contemplava outra comunidade próxima e mesmo a baixa densidade demográfica, não foram suficientes.

Para quem já vinha fazendo poesia ao nomear novos municípios  (quando  o irapuru canta, tangará dança), não foi difícil encontrar nas poucas árvores da única rua de barro batido, inspiração para um nome marcante.

Mais preocupado em demostrar seu  descontentamento que a preservação da natureza, o deputado anti-separatista Lauro Arruda mandou arrancar,  pelas raízes, as frondosas árvores que encantaram o senhor das terras da Fazenda Irapuru e dos currais eleitorais da recém-criada Tangará.

Por muitos anos, o monte, triste sem suas gameleiras, foi só um nome no mapa.

_____

(Não se falava ainda no  mirante que caiu no precipício da política , quando este texto foi publicado em 08/06/2019.

Certo que o crime ambiental, no tempo em que Ecologia não entrava em pauta, já prescreveu, vale o replantio e a reedição pelo filho insólito).

 

B77063F7-77B3-4734-8052-E16ED4B73D79
A Figueira – Annie Horkan, pintora norte-americana contemporânea
43DF52F4-963F-4171-A203-2400C3D9BFE3
Gameleira-em-furnas – Eduardo Machado, pintor contemporâneo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *