26 de abril de 2024
Coronavírus

Número de mortos nos EUA se aproxima de 600.000 mas a contagem é complicada

F55FD672-E6AF-4FBE-9DE6-6195FDD3BFAC

Fonte: Mitch Smith e Lisa Waananen Jones para o The New York Times, 16/06/2021

Muitos especialistas dizem que o total oficial provavelmente é uma contagem inferior.

Os Estados Unidos estão prestes a atingir um número antes impensável de 600.000 mortes por Covid-19.  E não fosse pela remoção de centenas de mortes dos registros oficiais no norte da Califórnia, o país já teria ultrapassado a marca.

Mais de 1.600 mortes foram relacionadas ao coronavírus em Alameda County, Califórnia, que inclui Oakland, no início de junho.  Mas até esta semana, o condado havia relatado menos de 1.300 mortes relacionadas ao vírus.

A queda repentina teve a ver com questões de longa data sobre quais mortes contam como mortes por coronavírus e quais não.

Os departamentos de saúde rotineiramente adicionam ou subtraem mortes, às vezes às dezenas ou mesmo centenas, conforme as informações se tornam disponíveis sobre a residência de um paciente ou as circunstâncias de sua morte.

O condado de Alameda, que anteriormente incluía em sua contagem qualquer residente que morreu enquanto estava infectado com o vírus, recentemente reforçou suas regras para incluir apenas aqueles para os quais Covid-19 foi identificado como causa de morte, ou para quem o vírus  não poderia ser descartada como causa de morte.

“É importante relatar com precisão as mortes causadas pela Covid-19 para que os residentes e funcionários de saúde tenham uma compreensão mais precisa do impacto da pandemia e das ações de resposta em nossa comunidade”, disseram funcionários do condado em um comunicado à imprensa.  “Usando a definição mais antiga de mortes de Covid-19, um residente que teve Covid-19, mas morreu devido a outra causa, como um acidente de carro,” ainda teria sido contado.

Autoridades de saúde pública dos Estados Unidos identificaram mais de 599.860 mortes por coronavírus até terça-feira, de acordo com dados do New York Times, um número que caiu depois que o The Times ajustou seus dados para coincidir com a revisão da Alameda.

Muitos especialistas dizem acreditar que o total nacional é uma contagem inferior.  Os dados sobre o excesso de mortes, o número de mortes além do que seria esperado com base em tendências históricas, sugeriram que as estatísticas oficiais podem não capturar o número total da pandemia.

À medida que o ritmo de infecção e morte diminui, as agências de saúde pública continuam revisando seus totais de mortes.

Para aumentar a confusão, os testes eram escassos no início da pandemia, o que significa que muitas pessoas morreram com sintomas de coronavírus, mas sem qualquer confirmação de infecção.  Alguns lugares, incluindo Nova Jersey e Nova York, classificaram essas pessoas como mortes prováveis e as incluíram em seus totais.

TL Comenta:

Enquanto nos Estados Unidos os números oficiais de mortos pela Covid-19 são suspeitos de subestimados, no Brasil há quem pense que estão sendo inflacionados para que os estados e municípios recebam mais verbas.

De uma coisa não se duvida: nossos mortos foram todos vítimas da virose ou tiveram outras doenças agravadas pela superlotação dos serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *