27 de abril de 2024
CULTURA

Quilombola agredido em Portalegre está em clínica de reabilitação e quer voltar para o Tocantins

Por Rafael Duarte no Globo  O quilombola Francisco Luciano Simplício, de 23 anos, ficou amarrado e foi agredido  por mais de uma hora.

O jovem negro, órfão e dependente de álcool contou ao GLOBO como um comerciante de Portalegre, no interior do Rio Grande do Norte, o amarrou e o espancou.

O empresário Alberan de Freitas Epifânio foi preso mas não ficou atrás das grades. No canto da sala de uma casa sem reboco, atrás do matadouro municipal de Riacho da Cruz, a pouco mais de 5km de Portalegre, Luciano teme novas agressões.

Segundo o quilombola, Barbosa o segurou e lhe deu ao menos um chute nos genitais. Alberan e o amigo tiveram a prisão preventiva decretada. Alberan foi detido na sexta-feira.

André não foi localizado e chegou a ser considerado foragido. Mas o Ministério Público foi contrário à continuidade da prisão, alegando que os acusados têm bons antecedentes.

Alberan foi denunciado por outro episódio de racismo em junho de 2020, quando teria chamado Saulo Mikael Vieira Rocha de “nego safado”, “nego b…”, e dito “você é um nego b…” e “suma do meu comércio que nem de nego eu gosto”.

Como ainda não há uma sentença sobre o caso, o comerciante, perante a Justiça, continua a ter bons antecedentes.

Luciano Simplício está desempregado e estudou até a 4ª série, mas não sabe ler nem escrever. Órfão, herdou a casa dos pais e conta com a ajuda financeira de uma irmã.

Tem duas passagens pela polícia: uma por furto de motocicleta e outra por dirigir embriagado. Nasceu no Pêga, um dos quatro quilombos de Portalegre, município com a maior concentração destes povoados no estado, que tem 33 comunidades certificadas.

Logo depois de ser entrevistado, Luciano foi mandado pela prefeitura de Portalegre para exames numa clínica de dependentes de álcool e outras drogas. O quilombola pediu para ser internado. Ele diz que sairá de Portalegre assim que tiver alta: — Vou para a casa da minha tia no Tocantins — planeja o quilombola. Para ler a matéria completa https://oglobo.globo.com/brasil/racismo-miseria-marcam-historia-de-quilombola-amarrado-agredido-por-empresario-no-rio-grande-do-norte-25205934

One thought on “Quilombola agredido em Portalegre está em clínica de reabilitação e quer voltar para o Tocantins

  • observanatal

    O vício do álcool, a verdadeira porta de entrada para outras drogas, é terrível. Mas, terrível é um europeu, igual ao comerciante, achar bonito dizer que nem de negro gosta. Um cidadão de bem.

    Esse é um Brasil doente, que precisa também de reabilitação, e tal qual o Francisco Luciano, precisa de força de vontade e boa vontade para mudar de vida.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *