26 de abril de 2024
História

Veja como o sindicalismo começou em Natal

A hisdownload

A história do sindicalismo no RN completa, hoje, 119 anos. É uma história que começou com a fundação da Liga Artístico Operária Norte-riograndense, que teve Augusto Leite como seu primeiro Presidente.
Um texto de Anchieta Fernandes, mostra os primeiros dias do sindicalismo de Natal, então uma cidade de pouco mais de 20 mil habitantes.

O COMEÇO

A 01 de maio de 1904, a Liga Artística Operária Norte-riograndense promovia a primeira comemoração natalense do Dia do Trabalho. A liga havia sido fundada a seis de março do mesmo ano, sob a presidência de Augusto César Leite, e tendo Augusto Wanderley Como Vice-Presidente.

O jornal “A República”, de 02 de maio de 1904, publicou a reportagem noticiando os acontecimentos do dia anterior, quando pela primeira vez o Dia do Trabalho foi comemorado na capital do Rio Grande do Norte, por iniciativa da pioneira agremiação do operariado e dos artistas natalenses.

Dizia o texto de “A República”: “Esteve bastante solene a sessão magna promovida pela Liga Artística Operária Norte-riograndense, em comemoração ao primeiro de maio, dia consagrado à festa do operariado.
Ao meio dia, os salões do Clube Carlos Gomes, artisticamente decorados, onde atualmente funciona a Liga Operária, regorgitava de operários, convidados e pessoas do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *