26 de abril de 2024
DITADURA

Vice-presidente General Mourão ri de gravações sobre tortura na Ditadura Militar

Vieram à tona graças a uma requisição judicial feita pelo advogado Fernando Augusto Fernandes em 2006 gravações do período de 1975 a 1985 —dez dos 21 anos de ditadura militar no Brasil.

Hoje a imprensa detalha com a pesquisa do  historiador Carlos Fico em 2017, que Por uma trapaça da sorte, decidiu ceder trechos de julgamentos em que a Corte militar analisou casos de tortura à jornalista Míriam Leitão, uma torturada que a família Bolsonaro faz piada e até questiona a veracidade pelas redes sociais.

Na verdade, o material  só reforça algo que já restou fartamente demonstrado: a tortura foi uma política de Estado durante a ditadura.

Os torturadores cumpriam determinações de seus superiores. Em 2013, arrastado a contragosto para um depoimento na Comissão da Verdade, o coronel Carlos Brilhante Ustra disse o seguinte: “Quem deveria estar aqui é o Exército brasileiro, não eu”.

VICE-PRESIDENTE ACHA GRAÇA DE PÁGINA INFELIZ DA NOSSA HISTÓRIA

O vice-presidente Hamilton Mourão reagiu com ironia à cobrança de posição sobre os áudios do Superior Tribunal Militar.

“Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, disse, rindo aos jornalistas. 

Segundo a jornalista Míriam Leitão, “mostra mais uma vez o motivo desses áudios serem tão importantes. As autoridades desse governo ou negam ou debocham de coisa séria, que é a reconstituição  de um período doloroso da nossa história.

One thought on “Vice-presidente General Mourão ri de gravações sobre tortura na Ditadura Militar

  • Sylvia Serejo

    Que tipo de gente é esse, meu Deus…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *