8 de maio de 2024
Turismo

Pesquisa entre operadoras detecta que viagens voltam ao normal no segundo semestre, sobretudo entre vacinados

Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras de turismo, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens.

Uma expectativa de melhora no ambiente de negócios do turismo, para o segundo semestre de 2021, foi percebida em pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Uma movimentação interessante também tem acontecido entre as pessoas que já se vacinaram. Cerca de 70% das operadoras relataram que foram procuradas por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorrerão já em julho e 47% estão programadas para agosto a dezembro deste ano.

Outro fato que merece destaque é que 82% das operadoras acreditam que a aprovação da Coronavac pela OMS trará efeitos positivos para o turismo internacional já no segundo semestre de 2021.

“O mercado ganhou novos contornos na pandemia e a noção do quanto somos interdependentes ficou ainda mais perceptível. Os destinos e os empreendimentos investiram em equipamentos, processos e treinamentos para receber bem os viajantes”, comenta Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Ainda segundo o dirigente, “a flexibilidade nos roteiros e as experiências customizadas se tornaram ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para ter de volta sua liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo”.