7 de maio de 2024
Turismo

Veja como foi o primeiro dia do Fórum Panrotas, em São Paulo

Principal palco de debates sobre o setor no Brasil, o Fórum Panrotas – Tendências do Turismo começou na manhã desta terça (15) e prossegue amanhã (16) no WTC Events Center, na zona sul da capital paulista. A conferência é organizada pela editora Panrotas, empresa de comunicação líder no setor de turismo. O fórum reúne as principais lideranças da indústria do Turismo nacional e internacional para analisar as perspectivas de mercado e apresentar tendências de um dos segmentos que mais cresce no mundo.

Abrindo a 14ª edição do evento, Guillermo Alcorta, presidente da Panrotas, destacou a união dos empresários e dos políticos do setor de turismo pela redução do IRPF sobre viagens internacionais de 25% para 6%. “Este é um excelente exemplo de como o turismo e seus profissionais amadureceram nesses últimos 45 anos que eu tenho de mercado”. Alcorta disse ainda que “estamos vivenciando um resgate de valores que deixaram de ser praticados por aqueles que tinham a obrigação de fazê-lo”.

O primeiro palestrante do dia foi Vivek Badrinath, vice-presidente global de marketing, soluções digitais, distribuição e sistemas de informação da Accor, uma das maiores operadoras hoteleiras do mundo. O executivo, que afirmou que a empresa investiu 225 milhões de euros em tecnologia nos últimos cinco anos, apresentou o “Voice of Guest”, indicador de satisfação do cliente que, de maneira pioneira, começou a ser utilizado para definir os bônus dados aos melhores hotéis da rede.

Monica Carvalho, diretora de negócios do Google Brasil, apresentou-se em seguida, com a palestra “O verdadeiro valor do digital”. Segundo ela, de cada quatro vendas feitas hoje no mundo, uma acontece em ambiente digital. A executiva ainda complementou que 50% das transações bancárias em todo o mundo acontecem via plataformas digitais. “O usuário está cada vez mais imediatista, exigente e em busca de relevância. As mudanças não são fáceis e é preciso se antecipar e pensar nas novidades antes mesmo delas surgirem”, finalizou.

O ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves, em sua apresentação, defendeu a relevância do turismo com declarações contundentes. “Outras áreas não geram emprego e renda como o turismo. Não podemos ser o primo pobre da Esplanada”, afirmou. Também defendeu a volta dos jogos de azar ao País, como cassinos e bingos: “A ONU tem 196 países associados e 172 têm os jogos legalizados. Dos que não têm, a maioria são países islâmicos”, dizendo ainda que a legalização poderia ser controlada com a fiscalização, gerando receita para o Brasil.

Frank Belzer, vice-presidente sênior de gestão de vendas e marketing da Universal Orlando Resorts, falou sobre a importância da capacitação para vendas e personalização da experiência do cliente para garantir melhores resultados, enquanto Pedro Melo, presidente da KPMG Brasil, reafirmou a importância de boas práticas de governança corporativa para ultrapassar crises: “Governança corporativa é para qualquer tamanho de organização e aquelas que a implantaram desde o início são as que melhor se saem em tempos de crise”.

O futuro das viagens foi discutido por Caroline Bremner, diretora de pesquisas sobre viagens da Euromonitor International. Com o advento das novas tecnologias, o setor de turismo vê-se obrigado a uma reinvenção e cada vez de forma mais rápida, mas, segundo ela, “todo momento de rompimento gera traumas e oportunidades para os profissionais”. Sonia Hess, filha dos fundadores da marca Dudalina, trouxe sua experiência sobre sucessão e inovação. “Em 2010, fabricávamos apenas roupa masculina e tínhamos um bom faturamento. Decidimos fazer um teste e lançamos a linha feminina, que, atualmente, é o nosso produto mais copiado mundo afora. Não tenham medo de inovar”, concluiu Hess.

O evento contou ainda com apresentações do Ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, e da Subsecretária de Turismo do Chile, Javiera Montes, que expuseram as estratégias dos dois vizinhos na promoção turística. Finalizando o dia, Antonoaldo Neves, presidente da Azul Linhas Aéreas, Eduardo Sanovicz, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), e José Efromovich, presidente da Avianca Brasil, debateram sobre a atualidade e os desafios da aviação comercial no Brasil.