27 de abril de 2024
Recorte de Jornal

A resposta de Guedes precisa ser em economês

 

guedes-496x330

Por Elio Gaspari 

O “Posto Ipiranga” colocou-se num processo de autofritura. Suas declarações demófobas contra as mulheres que trabalham nas casas dos outros e os servidores públicos, revelam o destempero pessoal de uma mente autoritária e ególatra.

Deixando-se de lado a retórica de Paulo Guedes (o que não é pouca coisa), o maior problema da quitanda do ministro está na entrega de berinjelas à freguesia. A contração da indústria e a queda das vendas do varejo em dezembro são fatos reais.

Os servidores poderiam ser parasitas e as domésticas poderiam ser proibidas de ir à Disney e a economia continuaria andando de lado. Se isso fosse pouco, Mansueto Almeida, o quadro mais qualificado de seu ministério, está com um pé e a alma fora do governo.

Guedes acumulou poder anexando órgãos da administração pública.

O oposto do que fez Delfim Netto, o mais poderoso ministro da Fazenda dos últimos cem anos. Delfim nunca anexou repartições.

Ele colocava seus valets nos postos-chave e operava das seis da manhã à meia-noite.

Além disso, era coloquial até mesmo quando enrolava a audiência (na crise da dívida, por exemplo). Aulas como as do seminário ambulante de Paulo Guedes, Delfim nunca deu.

A fritura de Guedes tem aspectos de uma auto- combustão. A reforma tributária do ministro tornou-se um Rolls-Royce sem motor, lindo quando parado, mas sem a CPMF.

A administrativa foi envenenada numa proeza de Asmodeu. Ele conseguiu viciar uma discussão sobre algo que não afetará os servidores que estão em atividade hoje.

Sabendo-se que a máquina pública funciona mal, travar essa discussão equivale a dizer ao doente que ele não deve pensar em ir a um hospital.

Guedes, como todo “Posto Ipiranga”, está em cima de um depósito de combustível e, ao contrário do que dizia Tiririca, pior fica.

8 thoughts on “A resposta de Guedes precisa ser em economês

  • observanatal

    Bolsonaro deveria pedir para Paulo Guedes ler a bula da medicação todos os dias. Se tomar os remedinhos direito, o Guedes não se aborrece com o vento, ou a falta dele, e deixa de falar bobagens, dar declarações idiotas e só cuidar da economia, que parece querer andar, mas falta muito o que fazer.

    Resposta
  • Adriano

    Olá! Todos cometem erros, somos imperfeitos, cheios de preconceitos e daí. Não é melhor errar com bobagens do que cometer crimes contra o patrimônio da população? Ou tu preferia um ministro politicamente correto, hipócrita de carteirinha e um judas traidor no bastidor? Acho que é esse o tipo de ministros e políticos que tu merece. Apenda a ser complacente!

    Resposta
    • observanatal

      E não pode fazer as duas coisas, não falar bobagens e trabalhar como deve, se portar como deve? Seja menos passador de pano, cobre o todo para ver se entregam a metade.
      Continuam nessa dicotomia burra.
      É o tipo de governo que gente do seu naipe merece, Adriano, o piedoso. Complacência com os queridos em detrimento ao prejuízo geral para todos.

      Resposta
  • Aqui é a Aparecida Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *