28 de abril de 2024
Coronavírus

A vacina pegou?

703E227A-4E00-4A23-91DD-5B1B0B2146B0

Enquanto surgem dúvidas sobre a imunidade  conferida pela vacinas, algumas informações,  não publicadas, circulam em grupos de médicos com a origem atribuída a um dos laboratórios de São Paulo, participante da fase de testes da Coronavac-Butantan.

As primeiras conclusões comprovam os resultados da fase 3 dos estudos clínicos.

De 100 pessoas não vacinadas com diagnóstico para COVID,  15 precisam de atendimento hospitalar, 5 são intubadas e 2 vêm a falecer.

Um grupo de 100 pessoas vacinadas com Coronavac, que apresentam sintomas e  diagnóstico de COVID,  3,3 precisam atendimento hospitalar , 1,5 de  intubação e 0,3 morrem.

Estes dados, transportados para o mundo real com milhões de vacinados, significa que a vacina de origem chinesa  não vai prevenir  100% das mortes, mas abranda bem a doença e é a melhor das medidas preventivas,  sem  dispensar as demais. Uso de  máscara, higiene das mãos e distanciamento social.

No levantamento, 70% das pessoas vacinadas fazem anticorpos neutralizantes, o que minimiza o risco de infecção grave pelo vírus

As possíveis explicaçōes para os 30% vacinados  que não têm anticorpos neutralizantes,  são pessoas que têm resposta imune mais tardia, as que mesmo sem desenvolverem anticorpos, ficam com imunidade celular e aqueles que não respondem à vacina, e vão necessitar de outra dose adicional.

Em qualquer das situações, o exame a ser feito, dosagem de anticorpos neutralizantes,  só é confiável  após 30 dias da segunda dose da vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *