27 de abril de 2024
ArquiteturaDecorDesign

Arquitetura, Decor & Design: o que é “in” e “out” na arquitetura por Nadiedja Melo

Hoje, inauguramos mais um quadro da nossa coluna: “Arquitetura, Decor & Design”.

Quem me conhece, sabe do meu apreço desde sempre por esse universo, não a toa, hoje sou-e-estou “estudante de arquitetura”.

Para abrir o quadro, onde mensalmente convidarei arquitetos, designers e profissionais da área para abordar assuntos atuais e que interessem aos meus leitores, pensei na seguinte pauta: o que é “in” e “out” na arquitetura atual.

E, também, pensei em convidar uma arquiteta que admiro pelo trabalho, que tem história e bagagem. Assim, pensei em Nadiedja Melo, que há 25 anos atua no mercado de forma sólida, fazendo sucesso e conquistando clientes.

Então, a seguir, o que é “in” e “out” na arquitetura por Nadiedja Melo

Quando Bebeto me sugeriu a matéria, passei algum tempo maturando sobre qual seria “o rumo” desse texto. Arquitetura, Decor & Design. O que é “in” e “out” no contexto atual desse universo.

Falar de IN e OUT em arquitetura, focando em um tema específico, mármores, iluminação, texturas, etc, carecia de uma consideração preliminar, um ponto de partida do que realmente importa quando, de forma geral, estamos pensando um projeto ou buscando um produto.

Normalmente se fala de estética e funcionalidade, realmente a dupla dinâmica da arquitetura, mas hoje quero falar do conforto, do bem estar, dos sentimentos de satisfação, felicidade, completude. Em última instância buscamos isso em tudo na vida e na arquitetura não é diferente.

Vamos esquecer o que é tendência, o que é contemporâneo, o último lançamento tecnológico, e focar no que agrada. Ao longo do tempo as sociedades se modificaram mudando também a forma de arrumarmos a casa, a maneira de viver nos ambientes, por exemplo: quando surgiu a televisão passamos a ter na casa um espaço voltado só para ela, mudou o tipo de mobiliário e também o modo de conviver da família; quando as mulheres passaram a trabalhar fora, a cozinha precisou ser mais prática e com as grandes cidades e a especulação imobiliária os lares estão cada vez menores.

O design de interiores se reinventa em criatividade, e o retrô, o vintage, o retrofit, tudo é movimento de ida e vinda. O fato é que hoje temos uma gama enorme de possibilidades já experimentadas, gostos para todos os gostos. E não tem o melhor ou pior, tem o adequado, o que é possível e o que mais agrada a você. Acabou a ditadura de ter que seguir a tendência. Hoje as pessoas estão maduras para buscar o que as faça feliz.” (Baba Vacaro)

Então vamos lá,
In é chegar na sua casa e sentir-se num lar. Cliché? Sim, mas é a verdade. In é ter uma casa ou um negócio que seja a sua cara! Que expresse a sua personalidade, que diga do seu gosto pessoal, das suas experiências de vida. Isso é o seu diferencial. In não é ser chique, na acepção comum da palavra, requintado, luxuoso; isso ficou para trás, está “démodé”; é ser “chic” à moda francesa, ser confortável, leve, agradável, também ser coerente. Como diz o hollywoodiano, Billy Balldwin, “O grande luxo é o conforto”. Todo o contrário disso é estar fora do contexto, out.

Na sua casa é tê-la do tamanho e no local que mais lhe aprouver, com 56 a 800m², na beira mar ou no centro, ou perto da natureza; decorado com esmero em todos os detalhes, ou valorizando os espaços vazios (porque eles tem um enorme valor!). É ter tudo automatizado, repleto de ícones do design, ou ter aquele clima “Pipa” de ser. Lembrando aqui que uma coisa não subtrai a outra.

O In, o importante, é se apegar à sua qualidade de vida. É claro que a visita tem toda importância, e que o cliente tem toda importância, mas tudo deve ser construído para o SEU deleite, e sua felicidade irá contagiar o outro! Lhe trará identidade. Cuide de saber o que você quer, do que você gosta, e o que lhe faz feliz.

Da oca aos palácios de Brasília, caminhamos muito, mas o tempo todo buscamos a mesma coisa.

Que palavras sábias de Nadiedja!! Falou tudo e de forma gostosa. Bom de se ler…

Se Você gosta do tema, aproveite e deleite-se, pois Nadiedja sabe o que diz, tem plena consciência, experiência e vivência para tal.

Do agrado!!

Abaixo, dois super projetos de Nadiedja, um de verão, outro na Serra, pra bem exemplificar o que Ela afirma acima.

Projeto de Verão by Nadiedja Melo
Projeto na Serra por Nadiedja Melo

3 thoughts on “Arquitetura, Decor & Design: o que é “in” e “out” na arquitetura por Nadiedja Melo

  • Jairton Freitas

    Muito importante construir um projeto voltado especificamente ao gosto do cliente, observando suas necessidades, seus desejos e o que pensa no que se refere ao conforto, elegância , aliados ao bom gosto . Sou consultor de vendas e, sempre que tenho oportunidade de atender Nadiedja Melo em suas escolhas , sempre o cliente fica satisfeito com o que é proposto para o projeto dele. Afinal de contas , bom gosto não se aprende , já nascemos com ele .

    Resposta
  • Moro em São Paulo, capital, e Nadiedja fez o projeto de arquitetura do meu apartamento. Não realmente ela é visionária e me transmitiu conforto e segurança. Tudo ficou lindo e maravilhoso. Só tenho a agradecer a Nadiedja e sua equipe pela competência.
    Margarete Saltoratto

    Resposta
  • Moro em São Paulo, capital, e Nadiedja fez o projeto de arquitetura do meu apartamento. Ela realmente é visionária e me transmitiu conforto e segurança. Tudo ficou lindo e maravilhoso. Só tenho a agradecer a Nadiedja e sua equipe pela competência.
    Margarete Saltoratto

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *