27 de abril de 2024
PECUÁRIA

As vacas amigas do clima criadas para arrotar menos metano

Quando os bezerros do produtor de leite canadense Ben Loewith nascerem na próxima primavera, eles estarão entre os primeiros no mundo a serem criados com uma meta ambiental específica: arrotar menos metano.

Loewith, um agricultor de terceira geração em Lynden, Ontário, começou em junho a inseminação artificial de 107 vacas e novilhas com o primeiro sêmen de touro no mercado com uma característica genética de baixo teor de metano.

“Criar seletivamente para emissões mais baixas, desde que não estejamos sacrificando outras características, parece uma vitória fácil”, disse Loewith.

A chegada de genética comercialmente disponível para produzir gado leiteiro que emite menos metano pode ajudar a reduzir uma das maiores fontes do potente gás de efeito estufa, dizem cientistas e especialistas da indústria pecuária.

Os arrotos são a principal fonte de emissões de metano do gado.

A Semex, a empresa de genética que vendeu o sêmen Loewith, disse que a adoção da característica de baixo metano pode reduzir as emissões de metano do rebanho leiteiro do Canadá em 1,5% ao ano e até 20% a 30% até 2050.

A empresa nesta primavera começou a comercializar sêmen com a característica de metano em 80 países. As primeiras vendas incluem uma fazenda na Grã-Bretanha e laticínios nos Estados Unidos e na Eslováquia.

O governo canadense atualmente não oferece incentivos para criação de gado com baixo teor de metano, mas trabalha  para introduzir créditos de compensação para reduzir o metano por meio de uma melhor gestão de esterco.

Alguns países e empresas de alimentos começaram a encorajar os agricultores a mudar para gado de menor emissão.

A Nova Zelândia começará a taxar os agricultores pelo metano do gado em 2025.


Fonte: Rod Nickel, para a Agência Reuters, em 08/08/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *