2 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Bloqueios nas estradas ameaça Brasil perder mais de 500 mil litros de leite

Enquanto o retrato da fome do Brasil segue quase inalterado, os protestos antidemocráticos e ilegais nas estradas brasileiras também sangra a Economia.

Segundo a  Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos)  ao menos 500 mil litros de leite sejam perdidos ao dia, a partir desta quinta-feira (3), se as manifestações nas estradas não cessarem imediatamente.

De acordo com a entidade, 30 linhas de produção, de diversos alimentos, estão paradas neste momento por conta dos protestos.

O desperdício ocorre em meio a um agravamento da situação da fome no Brasil.

Hoje 33 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar no país, conforme revelou o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

“Os bloqueios nas estradas comprometem severamente o acesso das indústrias às matérias-primas e insumos essenciais à produção e impedem a distribuição de todos os tipos de alimentos, inclusive leite em pó e fórmulas infantis”, diz nota divulgada pela Abia nesta quarta-feira (2).

“Se os bloqueios forem mantidos, a partir de amanhã [3] há risco de descarte de, no mínimo, 500 mil litros de leite por dia pelos principais fornecedores de apenas uma indústria associada –além da perda de milhares de produtos acabados”, informa a Abia.

“Isso representaria prejuízos milionários para a economia, impactos na inflação e um desserviço aos esforços empreendidos pela sociedade no combate à insegurança alimentar.”

Fonte: Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *