9 de maio de 2024
Nota

Com mais de 80% de aprovação, prefeito de Recife pode ganhar eleição no 1º turno

Se as eleições municipais ocorressem hoje, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), seria reeleito com uma vitória acachapante sobre os demais pré-candidatos. É o que revela o levantamento divulgado segunda-feira, 4, pelo Instituto Paraná Pesquisas.

No principal cenário eleitoral na capital pernambucana, João Campos soma 64,6% das intenções de voto. O dado representa uma larga vantagem sobre o candidato do governo federal, o deputado estadual João Paulo (PT), que fica em segundo lugar com 7,5% dos votos.

Na sequência, totalizando 5,5% e empatando tecnicamente com o petista, vem o ex-deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), atual secretário de Turismo e Lazer de Recife e provável candidato apoiado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Em quarto lugar está o candidato bolsonarista à prefeitura de Recife: o sanfoneiro Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo no governo de Jair Bolsonaro (PL). O nome indicado pelo ex-presidente contabiliza 5,4% das intenções de voto, tecnicamente empatado com João Paulo e Coelho.

APROVAÇÃO CONSAGRADORA 

Em relação à administração municipal, a pesquisa indica uma disparada da aprovação à gestão de Campos, que chega a 81,8% do eleitorado recifense – no último levantamento, publicado em abril do ano passado ano passado, o percentual era de 66,3%. No mesmo período, o número de eleitores que classificam seu mandato como “ótimo” subiu de 9,6% para 37,4%, e a parcela que o considera “péssimo” deslizou de 13,1% para 5,7%.

Em contrapartida, a popularidade da governadora Raquel Lyra vem despencando desde que assumiu o Palácio do Campo das Princesas, em janeiro do ano passado. No mesmo intervalo entre as duas pesquisas, aprovação da tucana despencou de 63,1% para 37,5%, enquanto a rejeição ao seu governo avançou de 30,6% para 58,4%.

DO TL 

Com uma situação favorável dessas hoje a maior expectativa é para saber quem ocupará a garupa de João Campos.

Se ele atrair o apoio do PT na capital segue forte para 2026 como candidato natural ao Governo de Pernambuco, fortalecendo os aliados do presidente Lula, que saíram derrotados em 2022 com a vitória de Raquel. 

Fonte: Veja 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *