27 de abril de 2024
Fake News

Congresso não votou PL das Fake News, mas STF vai enfrentar questão esta semana

As ações em análise no STF têm amplitude menor do que o PL das Fake News, que prevê regras de remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais, mas  o julgamento pode ter impacto relevante no setor. 

O julgamento foi marcado para quarta-feira (17/05) após o PL das Fake News — um projeto de lei que cria uma nova regulamentação para o setor— ser interrompido  na Câmara dos Deputados.

O tema ganhou urgência devido à percepção de parte da sociedade de que é preciso adotar regras mais rígidas sobre esse setor para evitar a circulação de conteúdo criminoso nas redes, como mensagens que incentivem assassinatos em escolas ou ataques contra o sistema democrático.

Mas a questão divide a opinião pública — também há temor de que novas regras adotadas pelo Congresso ou pelo Supremo acabem limitando a liberdade de expressão.

Enfim, estamos falando de censura ou não?

Grandes plataformas como Google (dona do YouTube), Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), Telegram e Twitter usam esse argumento para se opor às mudanças, que podem aumentar seus custos operacionais e o risco de punições, como multas elevadas caso não cumpram novas regras.

Algumas empresas têm, inclusive, usado suas plataformas para divulgar mensagens contra o PL das Fake News, o que levou o ministro do STF Alexandre de Moraes a determinar na sexta-feira (12/5) a abertura de um inquérito para investigar diretores do Google e do Telegram por suposta campanha abusiva contra o projeto de lei.

Fonte: Estado de Minas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *