30 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Crise na campanha de Ciro Gomes não melhora com Marina Silva na vice

  DF - ELEIÇÕES 2022/CIRO/PRÉ-CANDIDATURA/SUSPENSÃO/ARQUIVO - POLÍTICA - Foto de arquivo de 8 de março de 2018 do ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, durante coletiva na sede do partido em Brasília. Após a bancado do PDT na Câmara dos Deputados orientar para votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, na madrugada desta quinta-feira, 4 de novembro de 2021, Ciro Gomes, que é o vice-presidente do partido, informou a suspensão de sua pré-candidatura para 2022. Em nota divulgada nesta manhã, ele afirma que a posição da bancada de seu partido o deixou com apenas um caminho a seguir: deixar sua pré-candidatura em suspenso até que o PDT reavalie sua posição a favor da PEC 08/03/2018 - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Por Lauro Jardim no Globo 

Nos últimos dias, há uma movimentação nas redes sociais de Ciro Gomes a respeito de uma possível composição do PDT com a Rede para fazer de Marina Silva a candidata a vice na chapa pedetista.

Uma possibilidade que faz espuma nas redes, mas na bancada federal do PDT a discussão é outra: a crise na campanha de Ciro. A união com Marina não é vista por ninguém como algo para valer.

Parte dos deputados tem hoje outra preocupação. Avaliam que a candidatura de Ciro empacou, não cresce nas pesquisas e, assim, eles temem não se reelegerem.

Carlos Lupi, presidente do PDT, é constantemente abordado pelos deputados com essa inquietação. E para todos repete que o partido vai com Ciro até outubro e acredita que a candidatura deslanche.

Uma eventual aliança com Marina Silva não é vista como solução para furar a polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. Diz um deputado:

— Não é algo que entusiasme a bancada.
Complementa outro parlamentar:
— Parece um abraço de afogados. 
Há um consenso na bancada que março é um mês fundamental para a candidatura.

Se até lá, o ponteiro das pesquisas não sorrir para Ciro, alguns deputados podem sair da legenda.

Ou, numa situação mais drástica, a bancada pode pressionar Ciro para que ele desista — neste caso, o PDT cairia nos braços de Lula.

Na visão de integrantes do comando de campanha de Ciro esse estresse “não passa de sentimento passageiro” e de “tentativa de cooptação por parte do PT”:

— É uma onda passageira. A partir do fim do mês e sobretudo de fevereiro a campanha ganha outro ritmo e tudo isso se dissipa.
DO TL  A crise nacional do PDT parece ter eco nas omissões no comando do partido do Rio Grande do Norte. Nenhuma palavra sobre a Operação da Polícia Federal que fez os irmão Ciro e Cid Gomes como alvo no final do ano. Mais que isso. As conversas do ex-prefeito Carlos Eduardo com o PC do B do vice-governador  Antenor Roberto sinalizaram a possibilidade do presidente estadual mudar de legenda antes do pleito de 2022.

2 thoughts on “Crise na campanha de Ciro Gomes não melhora com Marina Silva na vice

  • Rogério

    É realmente o abraço dos afogados.

    Resposta
  • Ary Maia

    Uma pena porque de todos os postulantes Ciro é o melhor e mais preparado! Tem que ter uma 3 via. Chega de lula e Deus nos livre de Bolsonaro! Vou com Ciro até o fim e num eventual 2 turno sem ele, voto em qualquer um,MENOS EM BOLSONARO!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *