27 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Democracia não é relativa!

O artigo é de Vera Magalhaes no Globo desta sexta-feira quando o TSE pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro deve se tornar inelegível por querer tratar a Democracia como algo flexível, fluído e até atacável pelo sistema eleitoral.

O presidente Lula da Silva fez algo parecido ao querer defender o amigo ditador Nicolas Maduro, da Venezuela.

Abaixo trechos do artigo, que merece ser repercutido para não se banalizar algo tão importante e caro ao brasileiro.

É lamentável que, no curso de um julgamento histórico, que deverá tornar Jair Bolsonaro inelegível pelos graves ataques perpetrados por ele contra o Estado democrático de direito no Brasil, Lula, eleito com a promessa de defendê-lo, diga em alto e bom som que a democracia é algo relativo.

Não é, presidente. Nem aqui nem na Venezuela.

Não é democrático um regime que muda as regras do jogo no Judiciário e no Legislativo para se manter. Não é democrático um regime que mantém presos políticos e persegue opositores. Não é democrático um regime que aparelha as Forças Armadas e cria aparatos paramilitares para se impor. Não é democrático um regime que sufoca a imprensa e persegue jornalistas.

Hugo Chávez e Nicolas Maduro cometeram todos esses ataques à democracia ao longo dos muitos anos em que o chavismo comanda a Venezuela.

A necessária retomada de relações diplomáticas e comerciais com o país vizinho não precisa vir acompanhado dessa sabujice quase semanal que Lula resolveu praticar com Maduro. Absolutamente nada justifica passar pano para autocrata, seja ele de direita ou de esquerda.

Não há um ínfimo interesse legítimo do Brasil que recomende essa dissociação do presidente da República entre o que acontece na Venezuela e os recentes e graves ataques que a democracia enfrentou aqui mesmo, sob Jair Bolsonaro.

Muitos dos que votaram em Lula o fizeram para assegurar a vigência das liberdades, dos direitos civis, do meio ambiente e da democracia como valor absoluto, e não por concordar com o viés ideológico do petista. Ele se engana de forma crucial se acredita que conta com aval da maioria em sua reverência, reiterada de forma inexplicável e contraproducente, a Maduro ou a um desgastado Alberto Fernandes, que não é autocrata, mas não é modelo de governança para a maioria da população brasileira.

No momento em que o Brasil está prestes a se livrar da ameaça golpista de Bolsonaro, é triste ver o presidente eleito para assegurar a plenitude da democracia tão duramente conquistada dizer que esse é um valor cambiante. Que o TSE, nesta sexta-feira, demonstre ao Brasil que não se brinca com isso.

3 thoughts on “Democracia não é relativa!

  • PedroArtur

    Faz a pergunta a tuma do PT ai vc vai saber qual a resposta ( todos eles vao falar que o Lula esta certo ) isso eh boiada completa , os bois do Lula e os de Bolsonaro sao todos cegos por esses lideres de M……….

    Resposta
  • Charles

    Esse é infelizmente o ponto de vista dele( Lula) e não de quem votou pela Frente da Democracia ( união de partidos contrários aos fascistas).
    Que fique claro. E boiada, não passará neste governo!

    Resposta
  • Márcia Sales dos Reis

    É no minimo curioso esta senhora citar os exemplos de abuso do Judiciário e Censura na Venezuela, mas não citar que o mesmo acontece no nosso país. Talvez ela se ache imune em função de seus serviços prestados.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *