30 de abril de 2024
Política

Em Maceió, Lula diz que pediu a Renan Calheiros para soltar sequestradores de Abilio Diniz

Do Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em um ato em Maceió, Alagoas, que em 1998 procurou o então chefe do Executivo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para libertar os sequestradores do empresário Abílio Diniz da prisão.

Lula contou que após os acusados que estavam presos há dez anos pelo crime entrarem em greve de fome, ele procurou o então ministro da Justiça de FHC, Renan Calheiros, para interceder pelo grupo. Entre eles havia estrangeiros que na época pediam a extradição do Brasil. Diniz havia sido sequestrado em 1989.

LULA AMENIZA GRAVIDADE DE CRIME HEDIONDO 

“Esses jovens, que tinham argentinos, tinha gente da América Latina, ficaram presos 10 anos. Teve um momento que eu fui conversar com o Fernando Henrique Cardoso porque eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca que é ficar sem comer e beber.

A morte seria certa. Aí então eu fui procurar o ministro da Justiça chamado Renan Calheiros”, disse o petista.

Segundo o ex-presidente, ele argumentou com FHC que soltando os presos ele teria “chance de passar para a História como um democrata” e não “como um presidente que permitiu que 10 jovens que cometeram um erro, morram na cadeia”.

Lula relatou então que o tucano teria respondido que libertaria os presos se ele os convencesse a acabar com a greve de fome.

“E eu fui na cadeia no dia 31 de dezembro conversar com os meninos e falar: ‘Olha, vocês vão ter de dar a palavra para mim, vocês vão ter de garantir pra mim, que vão acabar com a greve de fome agora e vocês serão soltos. Eles respeitaram a proposta, pararam a greve de fome e foram soltos. E eu não sei onde eles estão agora”, concluiu o petista.

DO TL 

A fala de Lula não precisa de legenda ou edição para ser usada contra ele mesmo.

Ela já integra o rol de gafes – para dizer o mínimo – do ex-presidente Lula, que em maio também declarou :”Bolsonaro não gosta de gente, mas de policial”.

Difícil compreender a fala de Lula agora sobre episódio tão marcante, desgastante e polêmico na história do PT.

Em 89, os sequestradores foram presos com material da campanha do então candidato Lula.

O partido sempre cuidou de desmentir qualquer envolvimento com o crime abominável. Agora, a fala de Lula a confirmar se não participação no crime, mas na soltura.

Nem precisa ser bolsonarista para alimentar a narrativa que “Lula defende bandido”. O discurso de Maceió teve tom de confissão e, pelo visto, sem pressão de cúmplices /ou delatores. Só da consciência… ou seria inconsciente?

2 thoughts on “Em Maceió, Lula diz que pediu a Renan Calheiros para soltar sequestradores de Abilio Diniz

  • PedroArtur

    Este Sr ( Lula ) eh tao bandido ou pior que os seguestratores, O Sr Abilio Diniz e a familia sofreram e sofreram muito , mais para bandido da especie de Lula, isso eh pouco a prova sao os milhoes que ele e os colegas desviaram da saude , segurança e educaçao matando o povo pobre do Brasi, acordapovo Brasileiro.

    Resposta
  • PedroArtur

    Este Sr ( Lula ) eh tao bandido ou pior que os seguestradores, o Sr Abilio Diniz e a familia sofreram e sofreram muito , mais para bandido da especie de Lula, isso eh pouco, a prova sao os milhoes que ele e seus colegas desviaram da saude , segurança e educaçao, matando o povo pobre do Brasi, acorda POVO BRASILEIRO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *