27 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Fábio Faria prefere não interferir na polêmica da China: “Liga para o Eduardo…”

eduardo-bolsonaro-1200x675

Do G1

A implementação da tecnologia 5G virou uma disputa entre China e Estados Unidos.

O governo norte-americano acusa as empresas chinesas de espionagem. A China diz que os Estados Unidos utilizam a questão da soberania nacional para prejudicar empresas chinesas.

“O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu Eduardo Bolsonaro na noite da segunda-feira (23). 

Segundo o deputado, a aliança pretende proteger os países participantes de invasões e violações às informações particulares de cidadãos e empresas.

“Isso ocorre com repúdio a entidades classificadas como agressivas e inimigas da liberdade, a exemplo do Partido Comunista da China”, disse Eduardo Bolsonaro.

Em nota, a embaixada da China no Brasil afirmou que as declarações de Eduardo Bolsonaro seguem “os ditames dos Estados Unidos de abusar do conceito de segurança nacional para caluniar” o país asiático e cercear as atividades de empresas chinesas.

“Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos”, diz o texto da embaixada. 

O ministro das Comunicações Fábio Faria foi indagado por jornalistas sobre o assunto. Os repórteres perguntaram se o Brasil entrou na aliança Clean Network a fim de evitar a espionagem chinesa, como havia afirmado o deputado Eduardo Bolsonaro. Faria não quis responder.

Disse apenas: –  “Liga para o Eduardo”.

 TL COMENTA 

O ministro Fábio Faria, mais uma vez, teve que testar sua habilidade de bom articulador.

E, naturalmente, deve ter conseguido quando o filho do presidente apagou o post de sua conta. Sem precisar se desgastar com a imprensa, nem com a família do chefe.

Uma missão quase impossível.

One thought on “Fábio Faria prefere não interferir na polêmica da China: “Liga para o Eduardo…”

  • observanatal

    Manda o número, Fábio Faria.

    O ministro de relações exteriores ganha o salário sem fazer esforço. Bom demais, Júnio!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *