27 de abril de 2024
Cidades

Licitação de transporte público de Natal em tempos de “passe livre” com fundo nacional

A Tribuna do Norte desta sexta-feira, 02, traz a informação que o Seturn pediu à Prefeitura de Natal um aumento da tarifa de ônibus da capital para R$ 4,85 a partir de janeiro do próximo ano.

Segundo eles, uma atualização inferior ao que se faz necessário, algo em torno de R$ 6,00.

O pedido foi protocolado na Secretaria Municipal de Transporte Urbano no último dia 16 de novembro e ainda está sob análise.

Segundo as empresas de ônibus, o pedido é baseado no cálculo da inflação acumulada medida pelo IPCA no período de 2019 a 2022,  que foi de 24,38%. Um aumento de R$ 0,95 em relação ao que é cobrado hoje.

TL COMENTA

Sem dúvida é o assunto que mais impacta no cotidiano do natalense nos últimos anos e o que mais é falado em anos eleitorais como algo a ser priorizado, sem sucesso, em futuras administrações.

Um desafio de difícil equação para que a frota dos ônibus seja atualizada a altura do que muitas capitais do Nordeste já têm e, por outro lado, com uma tarifa que caiba no bolso do usuário de pouco poder aquisitivo.

Por último, uma conta que não fecha e os administradores deixam sempre para … depois.

Agora, um diferencial que poderá ajudar a resolução.

O novo Governo Lula  sinaliza para gratuidade de tarifa, uma espécie de SUS para mobilidade, ou seja, um passe livre para com base num fundo nacional de recursos para custear o transporte público no País, semelhante ao que acontece com a saúde, a educação e a segurança públicas.

Politicamente, um assunto que promete voltar com força a ordem do dia.

De um lado a oposição ao prefeito Álvaro Dias (PSDB), querendo pautar a matéria e de outro e finalmente o PT chegar ao poder da capital potiguar – lugar nunca conquistado – em 2026.

De outro,  a Prefeitura com a realidade e pés no chão para enfrentar o problema, trocando os pneus com os ônibus andando. Sem poder parar.

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