27 de abril de 2024
Nota

Novo normal: 7 de setembro com paz , Zé Gotinha e sem bolsonaristas nas ruas …

O primeiro Sete de Setembro do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi celebrado com uma cerimônia protocolar, sem discursos políticos, e a presença dos chefes do Judiciário e do Legislativo, simbolizando a volta da normalidade democrática no país.

O desfile cívico-militar realizado na Esplanada dos Ministérios teve como tema “democracia, soberania e união”, numa tentativa de desvincular a comemoração da independência do país das ameaças golpistas que marcaram a data ao longo do governo de Jair Bolsonaro.

Com a mulher Janja, vestindo vermelho, Lula acompanhou o desfile ao lado dos presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, além dos comandantes das Forças Armadas, general Tomás Paiva (Exército), almirante Marcos Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica).

A presença de Rosa na cerimônia, em especial, marcou o fim do jejum de dois anos em que a celebração ocorreu sem a presença de um representante do STF.

O último presidente da Corte a participar das celebrações da Independência havia sido Dias Toffoli, que em 2020, auge da pandemia, esteve presente em uma solenidade reduzida feita no gramado do Palácio da Alvorada com o então presidente Jair Bolsonaro.

Como pretendido e buscado nos últimos dias até pela oposição, não se tem registro de movimentação dos bolsonaristas nas ruas de todo Brasil. Nem em forma de protesto ou exaltação da pátria amada Brasil.

 NOVIDADES E NOVO NORMAL 

O símbolo das campanhas nacionais de vacinação, o Zé Gotinha, desfilou  em um carro do corpo de bombeiros. Uma mensagem subliminar sobre a falta do ex-presidente Jair Bolsonaro às campanhas nacionais de vacinação.

A presença simbólica do General Carmona, comandante  militar do Planalto, pediu ao presidente  Lula autorização para encerrar desfile.

Apesar de ser praxe, este ano o general falou com microfone, confirmando quem é o chefe maior das Forças Armadas do Brasil.

One thought on “Novo normal: 7 de setembro com paz , Zé Gotinha e sem bolsonaristas nas ruas …

  • observanatal

    Vemos o tamanho do amor ao Brasil dessa gente. Não fizeram falta.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *