27 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Presidente do BC desmente Bolsonaro: ‘não é verdade’ que bancos perdem dinheiro com Pix

Do Globo

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira que ‘não é verdade’ que os bancos perderam dinheiro com o Pix e que a autoridade monetária deve publicar um estudo em breve nesse sentido.

Disse ainda que o sistema de pagamentos e transferências financeiras gratuitas só saiu do papel por causa da colaboração dos bancos com o BC.

Assim, ele contrariou o presidente Jair Bolsonaro e ministros do governo, que afirmaram que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinou a carta democrática da Fiesp em defesa da democracia e do sistema eleitoral por causa de supostos prejuízos sofridos por instituições financeiras com o sistema criado pelo BC em 2020 como parte de uma agenda de inovações herdada do governo de Michel Temer (MDB).

— Quero já dizer que não é verdade que os bancos perdem dinheiro como Pix, inclusive a gente deve em algum momento soltar algum tipo de estudo mostrando isso.

Você tem uma perda de receita em transferência, mas por outro lado novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação, que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, o transacional aumenta — disse Campos Neto, em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

NARRATIVA DO PRESIDENTE CAI POR TERRA COMO FAKE NEWS 

No dia 28 de julho, o presidente Bolsonaro ironizou a carta democrática subscrita por representantes de vários bancos mencionando o Pix:

— Os banqueiros estão patrocinando (a carta pela democracia)… é o Pix, que eu dei uma paulada neles

Ao contrário do que sugeriu Bolsonaro, os bancos registraram lucro líquido de R$ 132 bilhões em 2021, primeiro ano completo com Pix em vigor, o que significa 49% mais que em 2020 e 10% acima do resultado das principais instituições somadas em 2019.

Além do presidente, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, publicou no fim de julho uma série de postagens em uma rede social relacionando a assinatura da carta por banqueiros com a suposta perda de R$ 40 bilhões com o Pix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *