27 de abril de 2024
Eleições

Telegram deve sair do ar para evitar Fake News na campanha eleitoral

telegram-sombras

Deu no JotaInfo 

As tentativas seguidas – e frustradas – das autoridades brasileiras de contatar o Telegram em diferentes investigações podem acelerar uma decisão do Judiciário sobre o funcionamento do aplicativo de troca de mensagens no Brasil.

Há investigações abertas no Ministério Público Federal (MPF) sobre a atividade do aplicativo, há debates no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os riscos do Telegram para o processo eleitoral brasileiro e houve embaraços para apurações no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a rede de fake news montada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa era de que o Congresso pudesse aprovar uma legislação para cuidar do tema – impedindo que funcionasse no Brasil um aplicativo criado por empresa sem representação no país. Mas, não há tempo suficiente para isso.

Por isso, nos próximos meses, poderemos assistir à derrubada do Telegram no Brasil – com repercussões políticas para a campanha à reeleição do presidente.

O Telegram é a rede prioritária de Bolsonaro e, a apenas dez meses da eleição, seria difícil migrar esse séquito para qualquer outra plataforma.

Outras redes já firmaram algum tipo de termo de cooperação com o TSE para lidar com proliferação de fake news e retirada de conteúdo.

O Telegram foi a exceção.

Sem representação no Brasil, a Justiça Eleitoral tentou notificá-los via Dubai.

O MPF, em suas investigações, tentará via Londres. Mas o fato é que todo esse périplo já cria uma percepção de que a plataforma é quase que inalcançável, e isso pode levar a Justiça a uma decisão de retirada do Telegram no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *