28 de abril de 2024
Coronavírus

Vem aí, uma nova vacina

 

Uma nova vacina contra o coronavírus, fabricada pelas empresas farmacêuticas europeias Sanofi e GSK, programada para ser liberada no ano passado, acaba de ter o término dos testes anunciado

Os fabricantes foram financiados com os bilhões de dólares da Operação Warp Speed, o programa do governo Trump para acelerar vacinas.

Sua maior novidade é a tecnologia mais próxima das vacinas convencionais, sem utilização do RNA-mensageiro, principal motivo para não serem aceitas por muitos.

53DD9543-BD4A-47EA-B3D4-393FC6A195F5
Foto:  Eric Piermont/Agence France-Presse 

Uma nova vacina Covid mostra 100% de eficácia contra doenças graves e hospitalizações, dizem seus fabricantes


Apoorva Mandavilli para o The New York Times em 23/02/2022


Duas doses de uma nova vacina contra a Covid, baseada em uma abordagem convencional, alcançaram 100% de eficácia contra doenças graves e hospitalizações, e podem ser um reforço eficaz após outras vacinas contra a Covid, anunciaram os fabricantes da vacina nesta quarta-feira.

A vacina, fabricada pelas empresas farmacêuticas europeias Sanofi e GSK, é uma das quatro candidatas que receberam bilhões de dólares para desenvolvimento da Operação Warp Speed, o programa do governo Trump para acelerar vacinas.

A nova vacina teve uma eficácia de 75 por cento contra a doença moderada a grave.  Ele mostrou 58% de eficácia contra doenças sintomáticas em seu ensaio clínico de Fase 3.  Embora esse número seja menor do que o observado para as vacinas de mRNA fabricadas pela Pfizer-BioNTech e Moderna em seus testes iniciais, está “em linha com a eficácia esperada da vacina no ambiente atual dominado por variantes preocupantes”, disseram a Sanofi e a GSK em comunicado.  .

Usado como uma dose de reforço após uma das outras vacinas contra o coronavírus disponíveis, o disparo da Sanofi-GSK aumentou os níveis de anticorpos em 18 a 30 vezes.  As empresas pretendem submeter a vacina para autorização às autoridades reguladoras nos Estados Unidos e na Europa.

Esperava-se que a Sanofi e a GSK buscassem autorização para sua vacina no ano passado, mas arquivaram esses planos depois que os ensaios clínicos mostraram resultados decepcionantes em adultos mais velhos.  Eles então desenvolveram uma versão mais forte da vacina e a fizeram novos testes.

Em estudos de laboratório, duas doses da vacina Sanofi-GSK forneceram mais anticorpos neutralizantes do que uma vacina de mRNA aprovada, de acordo com as empresas.  Os dados ainda não foram publicados.  A vacina era segura e bem tolerada por adultos de todas as idades, disseram as empresas.

O melhor alvo para as vacinas Covid é uma proteína chamada spike que cobre a superfície do vírus como uma coroa.  Enquanto as vacinas de mRNA contêm as instruções genéticas para produzir a proteína, a vacina Sanofi-GSK usa uma versão ligeiramente modificada da própria proteína para estimular uma resposta imune.

Essa é uma abordagem comumente usada para vacinas e, portanto, pode convencer algumas pessoas que hesitaram em adotar a tecnologia de mRNA mais recente.  As vacinas à base de proteínas também são relativamente baratas de fabricar e podem não exigir o armazenamento ultrafrio necessário para as vacinas de mRNA.  Esses recursos os tornam candidatos mais prováveis para implantação em países africanos onde a cobertura vacinal ainda é muito baixa.

A empresa farmacêutica Novavax solicitou no mês passado à Food and Drug Administration a autorização de uma vacina semelhante à base de proteína.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *