27 de abril de 2024
Imprensa Nacional

“Você é quase negra, mas é inteligente” diz candidato ao Governo do Piauí

Da Folha 

O candidato ao governo do Piauí Sílvio Mendes (União Brasil) fez uma fala com teor racista nesta quarta-feira, 31,  em sabatina do jornal Meio Norte, do Grupo Meio Norte de Comunicação.

Mendes é apoiado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e tem laços com a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao ser questionado pela jornalista Katya D’Angelles sobre planos para proteger as mulheres e minorias, o candidato disse que “você que é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”.

“Eu que te conheço há tantos anos imagino quantas discriminações você não sofreu”, pontuou Mendes.

Com a ampla repercussão do vídeo, a assessoria dele foi ao Twitter esclarecer que ele havia pedido desculpas e “reconhecido o erro”.

“Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Sílvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”, afirmou a assessoria de Sílvio Mendes.

A fala do candidato do Piauí é relativizada com frequência e quando refutada vista como “mimimi” por grande parte da sociedade, que não costuma se colocar no lugar de quem sofre a discriminação.

A imprensa cumpre seu papel quando coloca lupa sobre a notícia e repudia a fala reveladora de pensamentos de séculos. O pedido de desculpas posterior, pelo menos, mostra que o erro foi reconhecido. Mesmo que pela pressão de uma campanha eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *