27 de abril de 2024
Turismo

Cultura gaúcha foi destaque no Festuris Gramado. Exemplo para o RN

gra

A 30ª edição do Festuris, encerrada no sábado em Gramado (RS), trouxe esse ano inúmeras novidades. Entre elas o espaço temático “Viagem pela Cultura Gaúcha e Costumes”, realizado em parceria com a CVC. Foi uma forma de valorizar a história da colonização gaúcha. E serve de exemplo para o RN, onde a auto-estima e o foco cultural ainda estão aquém do ideal.

Claiton Armelin, diretor de Produtos Nacionais da CVC, lembrou que esse tipo de iniciativa visa prestigiar a cultura local. E que o turismo precisa estar atento a essas oportunidades. “São iniciativas que valorizam ainda mais o evento e mostram um pouco da história dos primeiros imigrantes”.

A coordenadora do espaço, Vanessa Birk Staudt, lembrou que os cinco espaços temáticos mostraram detalhes das colonizações italiana, alemã, portuguesa e açoriana. “Além da mostra de produtos, tivemos apresentações de músicas gaúchas, italianas e açorianas”, comentou.

No espaço havia ainda fotos da época da colonização do Rio Grande do Sul e distribuição do roteiro turístico Linha Bella, com quatro paradas, incluindo a vinícola Masotti. Já o trabalho de arte de Rita Araújo, contando a história dos imigrantes italianos, estava retratado em textos e cabeças em argila policromada.