26 de abril de 2024
Turismo

Portugal se destaca cada vez mais no Turismo; veja Relatório de Competitividade

O bonde 28 se impõe em meio às relíquias históricas de Lisboa
O bonde 28 se impõe em meio às relíquias históricas de Lisboa

Portugal atingiu pela primeira vez a liderança mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas, de acordo com o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum, WEF), divulgado na semana passada.

No relatório, Portugal atinge pela primeira vez o 12º lugar no ranking de competitividade a nível mundial, depois de em 2017 já ter subido ao 14º lugar. O país surge no 1º lugar mundial na componente de Infraestruturas Turísticas (que avalia a qualidade da oferta turística), ultrapassando países como Áustria, EUA e Espanha.

Adicionalmente, Portugal subiu cinco lugares na componente de Recursos Naturais e Culturais (de 20º para 15º lugar), Transporte Aéreo (de 31º para o 21º lugar), na prontidão na adoção das TIC (de 41º para 38º) ou ainda na Priorização do Turismo (de 14º para 12º), refletindo a forte aposta que tem sido atribuída à captação de ligações internacionais e no alargamento do turismo ao longo de todo o território e de todo o ano.

Este relatório do WEF faz uma análise aprofundada do Turismo em mais de 130 economias mundiais. Avalia individualmente um conjunto de 14 componentes e as respetivas notas dão depois origem ao resultado que faz de Portugal o 12º país mais atrativo para investir no turismo a nível mundial.