26 de abril de 2024
Turismo

Com apoio do Sebrae-RN, Ponta Negra mostra Projeto Vila Criativa em noite especial

Projeção na vela. Criatividade
Projeção na vela. Criatividade

Desde o início do ano, o bairro da Vila de Ponta Negra sedia o Projeto Vila Criativa, uma iniciativa do Sebrae-RN, em parceria com a Funcarte e apoio técnico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). O projeto visa reunir e qualificar os valores locais para a construção de um território atrativo, que resultará na criação de um “Catálogo de Experiências Criativas”, voltado ao público interessado em vivências turísticas autorais e com significados únicos.

Ontem (22), em jantar para cerca de 20 convidados, numa casa ao lado do restaurante Old Five, à beira-mar, bem perto do Morro do Careca, o projeto que está sendo desenvolvido para a Vila de Ponta Negra foi mostrado em primeira mão e surpreendeu os presentes pela criatividade e pelo próprio calendário de ações pontuais. O mesmo modelo de trabalho está sendo desenvolvido no bairro das Rocas.

Estiveram presentes na noite descontraída de ontem, entre outros, o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar; a presidente da Emprotur, Ana Maria Costa; o presidente da Abrasel-RN, Max Fonseca; a agente de viagens Rosângela Faria, da Dandara Turismo; os coordenadores Marília Aranha e Yves Guerra, do Sebrae-RN: e os jornalistas Luís Veiga e Glácia Marilac, da InterTv; Gérson de Castro e Gabriela Duarte, da TV Assembléia; e Yuno Silva e este responsável pelo blog e-turismo, ambos da TRIBUNA DO NORTE.

Na ocasião, os organizadores relataram as ações já desenvolvidas, como pesquisas, entrevistas qualificadas, capacitações e oficinas sobre desenvolvimento territorial; comunicação e economia criativa; desafios individuais e laboratórios criativos conjuntos; constituição do Núcleo de Comunicação da Vila Criativa e desenvolvimento de oficinas de arte urbana para repaginação de equipamentos estratégicos da Vila; e composição/formatação de produtos para vivências turísticas diferenciadas na cidade de Natal.

O mundo das redes, da pesca, das jangadas e dos peixes decorou o ambiente. A cozinha teve à frente a artista Nathy Passos, a gastrônoma e jornalista Marines Navarro, a poetiza e produtora Deth Haak, o chef Rogério Santos e o pescador Pedro Correia. Agentes da Rede Vila Criativa também estiveram presentes, como a artista plástica Lídia Quaresma, a percussionista Rafaela Brito e o músico Joca Blues.

A Rede Vila Criativa é uma governança local que mobiliza a integração de moradores, artistas, empreendedores, poder público e parcerias privadas para melhorar a ambiência cultural e urbana da Vila de Ponta Negra, por meio de ações criativas e empreendedoras que contribuam para o desenvolvimento sociocultural e turístico da comunidade.