26 de abril de 2024
Turismo

Veja alguns números da pesquisa do Ministério do Turismo sobre os benefícios da Copa das Confederações

O Ministério do Turismo divulgou a segunda rodada de resultados preliminares de um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas sobre a qualidade da infraestrutura e dos serviços turísticos da Copa das Confederações. O levantamento traz novidades em relação à primeira apuração. Foram analisados os dados de 7.357 entrevistados, do total de 14 mil entrevistas.

A primeira novidade é o alto gasto médio entre os turistas estrangeiros, de R$ 4.854 durante a viagem, e de R$ 1.042 entre os turistas brasileiros. O valor inclui gastos como hospedagem, transporte e alimentação.

A maior parte dos turistas brasileiros da Copa das Confederações é paulista (30,2%), de acordo com a apuração. Os pernambucanos (8,3%) ocupam a segunda posição, seguidos pelos mineiros (6,7%), cariocas (5,8%) e paraibanos (5,5%).

Entre os turistas internacionais, os mexicanos (30,9%) foram os mais presentes, seguidos pelos americanos (13,7%), uruguaios (9,2%), espanhóis (7,4%) e japoneses (7%). Vale destacar que, entre os maiores emissores internacionais, os americanos são os únicos turistas sem uma seleção que os representasse nos jogos da Copa das Confederações.

Os itens de infraestrutura das cidades-sede mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros foram os serviços de transporte privado (83,1%), a limpeza das ruas (78,3%) e a segurança pública (71,7%). Comentário do blog: isso foi uma pesquisa ou é um devaneio? Os números são absolutamente incompatíveis com nossa realidade. Infelizmente.

Já os serviços turísticos mais bem vistos são os restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem (84,8%). O que mais chamou a atenção do turista nas cidades-sede foi a qualidade dos estádios, aparecendo nas três primeiras posições: qualidade dos estádios (95,3%), seguido pelo conforto de suas instalações (95,3%) e a disponibilidade para dar informações (89,5%).

Os turistas estrangeiros foram abordados na área restrita dos aeroportos, no retorno para seus países de origem. A maior parte do público se hospedou em hotéis (58,4%) e casas de família (37,1%). O preço dos meios de hospedagem receberam aprovação da maior parcela dos entrevistados (68,4%).

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) entrevistou 14 mil pessoas, sendo 10 mil turistas brasileiros e estrangeiros nos arredores dos estádios, hotéis, estabelecimentos públicos, comércios e locais de retiradas de ingressos das seis cidades-sede.

Os outros quatro mil turistas estrangeiros foram abordados nos aeroportos de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e no aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. Os dados completos consolidados serão divulgados nas próximas semanas.

0 thoughts on “Veja alguns números da pesquisa do Ministério do Turismo sobre os benefícios da Copa das Confederações

  • victor

    Muito bom , muito bom .

    Essa estatísticas vão serem muito proveitosas para pensar na Copa 2014 e assim delinear boas estratégias comercias.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *