26 de abril de 2024
Pernambuco

Cais do Sertão, em Recife, retoma 100% das atividades

O Centro Cultural Cais do Sertão reabriu as portas do módulo 1, onde fica o museu, na última terça-feira. O espaço, que passou há pouco por obras de manutenção predial, volta com todo vapor à programação cultural recifense. Gerido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, o equipamento turístico-cultural oferece algumas novidades, entre elas o funcionamento regular durante toda a semana e a volta da gratuidade às terças-feiras. A partir de agora, o Cais também conta com tour com audiodescrição para deficientes visuais. No sábado, 9, será inaugurada exposição individual do artista Bozó Bacamarte, na Sala Moxotó, no Módulo 2.

A partir desta reabertura, o Cais dá continuidade às atividades musicais desenvolvidas na Sala Imbalança, situada no primeiro andar do museu. O espaço, que já foi condecorado em 2020 com o Prêmio Rodrigo de Melo Franco, na categoria Patrimônio Imaterial, continuará promovendo total imersão na musicalidade do Sertão. Em grupos de 10 pessoas, durante uma hora, os participantes são iniciados nos instrumentos populares da música nordestina. A atividade conta com mediação dos músicos-educadores Diogo do Monte e Arthur Fernandes

“É com muita felicidade que anunciamos a volta do Cais à programação cultural da nossa cidade. Agora, com essa reabertura, podemos promover o encontro do litoral e da metrópole com o Sertão. Reabrimos com novidades, voltando a oferecer gratuidade às terças-feiras, recebendo exposições e readequando a casa para melhor receber o visitante”, salienta a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale.

O tour pelo museu agora também pode ser feito por audiodescrição para deficientes visuais. O visitante pode conhecer, durante a mediação, a fachada do museu, a Praça do Juazeiro, a Vitrine Jóias da Coroa, que contempla os gibões de Luiz Gonzaga, além de fazer a experimentação acessível das peças, das maquetes e do busto do Rei do Baião. A técnica de experimentação tátil inclui também o mapa da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e da Sala Sertão Mundo.

“Queremos deixar o Cais do Sertão cada vez mais acessível para os visitantes e pernambucanos. Com a nova modalidade de mediação em audiodescrição, avançamos um pouco mais na luta por igualdade. Todo o trabalho veio da parceria do museu com o Com.Acessibilidades, que tão bem recebeu os nossos educadores no curso de Formação de Audiodescritores para Museus. O Cais, que tão bem promove a imersão no sertão de Gonzaga, é, também, esse espaço de acolhimento e que reforça o poder da cultura, da memória e da resistência”, pontua a gestora do equipamento, Maria Rosa Maia.

EXPOSIÇÃO – Versando com a pluralidade da comunidade artística pernambucana, o artista visual Daniel Ferreira, conhecido sob a alcunha Bozó Bacamarte, traz à Sala Moxotó, situada no módulo 2 do Cais, a exposição ”20por1”. Nela, ele apresenta a trajetória artística do Movimento Arte Urbana e o caminho percorrido ao longo de duas décadas de atuação na arte da xilogravura. A mostra entra em cartaz neste sábado e ficará disponível no espaço até o dia 29 de maio.

O Cais do Sertão funcionará de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Todas as informações podem ser facilmente acessadas no perfil oficial do instagram @caisdosertao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *