26 de abril de 2024
Curiosidades

O que motiva os viajantes brasileiros e pra onde eles vão

aeroporto

Cada um tem sua forma preferida de viajar. Para alguns, viagem é sinônimo de aventura e adrenalina, enquanto outros aproveitam a oportunidade para relaxar. A nova pesquisa realizada pela Booking.com revela como sua nacionalidade pode impactar seu estilo de viagem.

Para a maioria das nacionalidades, o principal motivo para viajar é simples: descansar. Naturalmente, 89% dos viajantes brasileiros dizem que “relaxamento mental” é uma motivação e tanto para fazer as malas. Enquanto isso, franceses (82%) e dinamarqueses (77%) citaram “sentir-se livre pra fazer o que tiver vontade” como principal interesse em viagem.

Os argentinos, por sua vez, parecem mais ligados à nostalgia (73% dos argentinos afirmam que viajam para “reviver bons momentos”). Já os chineses e taiwaneses consideram importante “vivenciar um estilo de vida mais simples” (respectivamente 83% e 73%), e os japoneses, alemães e cidadãos de Hong Kong gostam de viajar para “fugir da rotina” (respectivamente 66%, 72% e 80%). Para algumas nacionalidades, viagem remete a status: particularmente para os indonésios (75%), indianos (75%) e filipinos (80%), que mencionaram que sua motivação de viagem é “ir a lugares que seus amigos nunca foram antes”.

Há, no entanto, uma grande divergência global em relação ao turismo de aventura: os viajantes russos dizem que gostam de passar seu tempo livre “buscando adrenalina”, enquanto para o holandeses e alemães, esta opção está em último lugar.

Veja uma comparação dos viajantes brasileiros com os viajantes globais:

5 principais motivações para viajar – Viajantes globais

5 principais motivações para viajar – Viajantes brasileiros

Tirar um tempo para relaxar

Relaxamento mental

Relaxamento mental

Tirar um tempo para relaxar

Vivenciar experiências diferentes

Vivenciar experiências diferentes

Conhecer o máximo de coisas possível

Sair da rotina de um trabalho corrido

Me sentir livre pra fazer o que tiver vontade

Conhecer o máximo de coisas possível

Destino

Além da motivação para viajar, o destino também pode variar conforme a nacionalidade. A maioria dos viajantes globais escolhem o destino com base em categorias como “segurança pessoal” e “limpeza”, já os brasileiros priorizam as belezas naturais do local antes da segurança.

5 principais fatores que os viajantes globais consideram ao escolher um destino

5 principais fatores que os viajantesbrasileiros consideram ao escolher um destino

Segurança pessoal

Lindas paisagens naturais

Limpeza

Segurança pessoal

Lindas paisagens naturais

Limpeza

Comida local deliciosa / culinária

Comida local deliciosa / culinária

Clima previsível

Praias de qualidade

Naturalmente, o comportamento dos viajantes também é muito influenciado pelo fator “fácil acesso”. Talvez isso explique o porquê de os viajantes indianos fazerem a maioria das reservas no Butão, os argentinos serem a maioria dos clientes circulando no Paraguai e os sul-coreanos serem os maiores fãs de Guam na Booking.com. Abaixo, os 10 destinos mais visitados pelos viajantes brasileiros:

Os 10 destinos favoritos** dos viajantes brasileiros em 2018:

Brasil

Uruguai

Paraguai

Chile

Argentina

Peru

Bolívia

Portugal

Colômbia

Panamá

Siga o #Partiu no Instagram
Entre em contato: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *