Roteiro fascinante pelo litoral do Alentejo, em Portugal

Uma das melhores épocas para viajar, o verão europeu deixa as paisagens ainda mais convidativas para relaxar e aproveitar as atividades ao ar livre. No Alentejo, em Portugal, esta época do ano traz mais charme aos seus campos, que adquirem um tom dourado, além de tornar ainda mais atrativo um dos seus tesouros, a costa alentejana.

Um dos mais bonitos da Europa, o litoral do Alentejo tem 165 quilômetros de extensão e guarda cenários de belezas variadas, desde falésias impressionantes e que proporcionam vistas impecáveis do oceano, trilhas para os mais aventureiros e até praias de areias douradas e mar azul profundo, praticamente intocadas. A temperatura também é um atrativo à parte, chegando aos 30C durante o verão.

Começamos o roteiro litorâneo por um dos mais extensos areais de Portugal, a Praia de Tróia Galé, na Península de Tróia. Para chegar até lá, o viajante pode pegar o ferry boat em Setúbal, que também leva carros. No trajeto de uma hora, já é possível admirar a paisagem natural. Aproveite a estadia para conhecer também o rico patrimônio histórico como as ruínas romanas, local com mais de 2 mil anos de história situado em um espaço abençoado pela natureza. Tróia também conta com atrações como a observação de golfinhos na reserva Natural do Estuário do Sado, um verdadeiro paraíso natural.

A apenas 30 minutos de Tróia, seguimos para Carvalhal. Sua beleza singular harmonizada com a natureza do entorno foi destaque pela revista Condé Nast Traveller, que considerou o destino como a aldeia mais bonita de Portugal. Seguindo para o interior, a 40 minutos, é possível descobrir o castelo de Alcácer do Sal, imponente edifício de arquitetura de estilo islâmico, e a sua pacata vila. Mais ao sul, pela costa, a surpreendente Melides é um dos segredos mais bem guardados do litoral do Alentejo e não por menos: suas praias são praticamente desérticas, com a vida seguindo o seu próprio ritmo.

Continuando a viagem rumo ao sul do Alentejo, vale a visita à simpática cidade de Sines, que abriga um museu que conta a história do navegador Vasco da Gama, com artefatos de toda a história do povoado e que levam os visitantes para uma verdadeira viagem no tempo. Antes de partirmos para nosso próximo destino, não deixe de saborear a rica gastronomia de Sines, que possui frutos do mar como ingrediente principal. Entre as opções se destacam a açorda de marisco, a feijoada de búzios a as migas com peixe frito.

Depois de recarregar as energias, que tal se aventurar nas profundezas do mar e ver as impressionantes formações de corais de Porto Côvo? Após um delicioso banho de mar, siga para o interior da região para apreciar as ruínas do sítio arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém. Localizada a apenas 18 quilômetros de Sines, é um importante vestígio da ocupação romana em Portugal.

Outro destino destaque é a Vila Nova de Milfontes que, além de ter praias encantadoras, produz o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo. A poucos minutos dali, já se avista a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo. Recortada por altas falésias, de onde se pode apreciar a incrível vista para o mar agitado, conta com diversas pequenas praias ideais para a prática de surfe e bodyboard.

A partir de Zambujeira do Mar, uma atividade imperdível para os aventureiros que praticam caminhadas é seguir pelo Trilho dos Pescadores até Odeceixe, que é parte de uma rede de trilhas da Rota Vicentina, que somam 400 quilômetros de paisagens deslumbrantes. Essa trilha de 18 quilômetros está sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias ao longo das falésias e é um passeio espetacular!

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.