26 de abril de 2024
Coronavírus

Autoridades de saúde israelenses preveem que a onda Ômicron começará a recuar dentro de uma semana

610AA7E7-B4E9-4947-A0ED-0F9F7482E077
Israel começou a vacinar crianças maiores de cinco anos, em novembro de 2021

Fonte: Toi Staff para o The Israel Times em 22/01/2022


Especialistas em saúde acreditam que a onda de coronavírus alimentada pela Ômicron que agora varre Israel,  pode atingir o pico na próxima semana.

Citando avaliações do Ministério da Saúde, as notícias do Canal 13 dão conta  que o número de novas infecções diárias começou a moderar.  Fontes do ministério estimam que a contagem de casos confirmados começará a diminuir dentro de uma semana.

Os relatórios surgiram quando novos casos diários permaneceram em níveis recordes, com os números mais recentes do Ministério da Saúde mostrando quase 70.000 pessoas com resultado positivo para COVID-19 na sexta-feira passada.

Na tarde de sexta-feira, havia 638 pacientes com coronavírus listados em estado grave, incluindo 124 em ventiladores.  No total, 1.758 israelenses foram hospitalizados com COVID, das 427.023 pessoas no país que atualmente têm o vírus.

Entre os hospitalizados em estado grave, 55% receberam uma dose de reforço, 24% não foram vacinados e o restante foi parcialmente vacinado ou recuperado anteriormente do COVID.

Aqueles que receberam a terceira dose de reforço da vacina ainda permaneceram mais protegidos contra sintomas graves de COVID, mostraram dados do Ministério da Saúde, acrescentando que os israelenses com mais de 60 anos foram 85% reforçados, enquanto apenas 60% dos israelenses com mais de 60 anos que foram hospitalizados em estado grave  haviam tomado as doses de reforço.

Pouco mais de 20% dos testes na quinta-feira deram positivo, incluindo 22,5% das amostras de PCR e 18,4% das amostras de antígeno rápido.

O Ministério da Saúde também divulgou números de sete dias que mostraram 436.028 novos casos durante esse período – um aumento de 67% em relação à semana anterior.  Os casos graves totalizaram 775 – um aumento de 130,7% em relação à semana anterior.

As mortes relacionadas à COVID somaram 58, um aumento de 34,9% em relação à semana anterior.

Na quarta-feira, os dados do COVID mostraram que Israel estava liderando o mundo em novos casos diários de COVID-19 per capita.  No entanto, Israel está testando a uma taxa mais alta do que muitas nações.

TL Comenta:

Israel com mais de 9,2 milhões de habitantes é o país que mais tem vacinado sua população, incluída a de crianças a partir dos 5 anos de idade.

É também pioneiro com a quarta dose – segunda de reforço – que vem sendo aplicada em grupos de risco: pessoal da área da saúde, idosos e imunodeprimidos.

No auge da variante Delta, em meados do ano passado, Israel viveu um rigoroso lockdown, por três semanas.

A cepa Ômicron não respeitou os invejáveis índices de vacinação de Israel, nem seus dirigentes insistiram mais em medidas extremas de restrição para conter o seu avanço.

Agora, a onda de contaminação é seguida de perto, parecendo cumprir um ciclo que não se altera, mas que terá um fim natural.

No enfrentamento da pandemia, Israel é um caso a ser acompanhado com atenção.

Eles estão na frente.

Até no fuso horário, adiantado cinco horas do brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *