26 de abril de 2024
Eleições

Campanha começa hoje e … quem leva a melhor na luta contra abstenção?

URNA-SEM-VOTO

Calendário eleitoral no play e as movimentações eleitorais começaram nas ruas – com e sem distanciamento social – e nas redes sociais.

As 14 h de domingo é quase impossível que, você leitor, não tenha recebido um zap daquele conhecido do amigo de sua vizinha, lembrando que é candidato a vereador e disponibilizando seu número para o pleito do dia 15 de novembro.

É quase impossível também ter entrado nos aplicativos mais comuns sem ver uma enxurrada de videos, fotos e apelos lembrando que o ano é atípico, mas, sim, teremos eleições este ano.

Na eleição mais diferenciada dos últimos tempos, além das caminhadas turbinadas por máscara, álcool em gel e santinho um discurso extra que não pode ser esquecido; convencer o eleitor a sair de casa para escolher seu candidato a prefeito e vereador.

O descrédito crescente da classe política – velha e nova – conta agora com uma aliado perigoso que não atende pelo nome de covid-19, mas de … abstenção.

E há quem leve a melhor com ela!!!!

As pesquisas de opinião já apontam quem tem o perfil de continuar “em casa” e não se arriscar numa fila para votar, mesmo com todas as garantias dadas pela força tarefa anunciada pelo TSE/TRE.

E quem deve se prejudicar mais com as ausências esperadas?

As candidaturas de centro e/ou “moderadas” em todo o País, aqueles que se comportaram com cautela, se guiando pela ciência e pelas informações de veículos oficias de imprensa desde o início da pandemia.

Os candidatos mais “radicalizados”  e “extremados” tendem a levar mais eleitores  às ruas e às urnas. Dentro de algumas campanhas nas capitais, já há quem defenda usar parte do espaço da propaganda eleitoral de rádio e TV para conclamar os eleitores a comparecerem às urnas.

Segundo a pesquisa Ibope, divulgada pelo Estado de São Paulo,  mostrou que 20% dos eleitores de São Paulo ainda estão em dúvida sobre ir votar.

E segundo o Datafolha, 34% dos eleitores paulistanos não se sentem seguros para sair de casa em 15 de novembro

É um termômetro de São Paulo mais que vale para todo Brasil. E,  claro, uma fotografia do momento que também retrata a indiferença com o pleito semelhante ao seu que coloca na lixeira pautas de mensagem como esta.

Daqui a um mês, ainda sem vacina, mas com o destino das cidades chegando às nossas mãos poderá haver um arrefecimento dessa indiferença e aí a coragem necessária aos moderados de todos os gêneros, que cheguem às urnas, podendo  mostrar que não são minoria nas cidades, nem no país.

One thought on “Campanha começa hoje e … quem leva a melhor na luta contra abstenção?

  • observanatal

    Começou oficialmente o períodos dos imbecis conhecedores da política, dos analistas assessores de nada com coisa nenhuma, dos grandes líderes de ninguém.

    Eleição, malas sem alça, idiotas querendo aparecer, que sofrimento a cada dois anos. Neste ano, com pandemia para rechear.

    Teremos muita, mas muita abstenção. Tendência desde 2012, mas há idiota que aposta em crescimento vertiginoso seja de quem for. Como já disse, tem que ser muito idiota para acreditar que as pessoas mudaram muito nesses recentes últimos anos pra cá.

    A jornalista perdeu duas grandes opções, fracas, dentro do grupo henriquista, resta saber se o voto vai para um Alves ou para uma Arruda, embora nenhum dos dois tenha aparecido no blog.

    Começaram os jogos vorazes, que segurem as tangas!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *