26 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Ciro Nogueira descarta Bolsonaro no PP, admite indicar vice e diz que hoje presidente perderia eleição

xWhatsApp-Image-2021-05-20-at-16.59.17.jpeg.jpg.pagespeed.ic.mxRzX8cknV

Do Valor 

Aliado estratégico do Palácio do Planalto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse acreditar que, hoje, o presidente Jair Bolsonaro sairia derrotado das urnas.

No ano que vem, ponderou, o cenário será muito mais positivo devido à retomada da economia e a reeleição deve acontecer até com facilidade.

“O presidente está no pior momento por conta da situação do país. As pessoas estão com muita dificuldade de se alimentar. Estamos num momento difícil, só que o Brasil vai crescer perto de 5% neste ano”, afirmou o senador, que preside o partido Progressistas (PP). “Quem elege e reelege presidente é a economia.”

Ciro Nogueira recebeu o Valor enquanto a CPI da Covid, comissão parlamentar de inquérito da qual é membro, colhia mais um depoimento.

MISSÃO NA CPI 

Eu não gostaria de estar lá na CPI. Não é meu perfil. Não gosto dos bate-bocas, das discussões. Mas, fiquei sem alternativa no meu partido. Fui para cumprir um papel de ajudar porque tenho um diálogo muito bom com o Renan.

Omar também é um grande amigo, tanto que votei nele [para presidente da CPI]. Não o vejo como um perfil de oposição ao governo. Fui tentar mediar isso porque não vi alternativas no Parlamento para este perfil que estou tendo.

GOVERNADORES DO NORDESTE 

Não sei se eles vão dar o tiro no pé de ir ao Supremo Tribunal Federal para não comparecer à CPI. Acredito que eles vão, mas para falar só de recursos federais. Esse caso do consórcio talvez o Supremo não deixe tratar na CPI porque não tem ali recurso federal, é estadual. Mas, que teve um escândalo ali, teve.

PRESIDENTE EM AGLOMERAÇÕES 

Eu sou contra total. Se tivesse poder de evitar isso, eu faria. Eu já fiz muito.

Eu já tentei, mas ele é uma figura muito impulsiva. Acho até que melhorou muito, está usando muito a máscara. Sempre tenho dito que ele tem que dar o exemplo. Eu sou favorável a uso de máscara e distanciamento.

BOLSONARO VERSUS LULA 

Nós temos um candidato com uma identificação popular muito grande. O outro lado também tem. Pelas pesquisas que tenho, as pessoas gostam do presidente Lula e têm um pouco de saudade do governo dele, mas não tem mais nada odiado no país do que o entorno dele.

Essas pessoas que foram muito massacradas nos aeroportos e na rua estão querendo voltar de um jeito que não vão resistir à tentação de estar ao seu lado. Isso vai ser fatal. E o Lula não é mais o Lula…

Não é um homem capaz de comandar esse processo sem essas pessoas. O grande discurso é: “O Lula de hoje que está vindo aí não é aquele Lula. É o Lula para trazer o PT de volta”. Não tem partido mais odiado no país do que o PT.

FILIAÇÃO DE BOLSONARO E FILHOS

Eu não acredito que o presidente venha para o Progressistas. Ele tem uma quantidade grande de lideranças que querem o comando do partido nos Estados e, se existe um partido estruturado no país hoje, é o nosso. O partido está num momento crescente, está indo muito bem, e temos  50 deputados querendo entrar no Progressistas.

Meu dia inteiro é recebendo deputados que querem vir para o partido na janela. Tenho pensado partidariamente e eu não teria como dar uma reviravolta, tomar o comando nos Estados e entregar para o pessoal dele. Não tenho como e ele precisa disso. Então, o natural é ele ou retornar ao PSL –  essa discussão – ou ir para um partido menor. O foco é esse. Não vejo perspectivas de ele ir para o Progressistas ou para qualquer partido desse tamanho, por conta da questão do comando dos Estados.

GUEDES E MARINHO

A parte econômica tem que ter mais união, [o ministro da Economia, Paulo] Guedes com Rogério Marinho [ministro do Desenvolvimento Regional]. A gente nota que não tem muito diálogo. Isso é um erro. Não vou dizer quem está certo, quem está errado. Governo é um só. Não dá para ter disputa.

Eu sempre fui a favor de ter dois tipos de pensamentos em governo, por isso sempre gostei de ter um Ministério do Planejamento e outro da Economia. Historicamente, são sempre pessoas com cabeças um pouco diferentes [nessas pastas]. Eu acho que isso é positivo, e aí o presidente é a pessoa para dar o veredito final.

Uma coisa é você ter um pensamento divergente, mas tem que ter uma visão de os dois atuarem no mesmo time. Não pode ser um adversário do outro.

CANDIDATO A VICE 

Temos nomes hoje, nomes que estão se filiando ao partido, nomes maravilhosos. Mas acho que, pelo perfil do presidente, ele vai escolher uma pessoa de muita confiança. Alguém que não crie um temor, no futuro, de que possa traí-lo. Noto que ele tem uma preocupação grande quanto a isso.

Defendo que o nome do vice seja um nome que dê tranquilidade ao presidente. Se tiver no meu partido, maravilhoso. Nós não estamos discutindo isso ainda, mas hoje temos quadros maravilhosos. O partido vai receber adesões importantes, mas que não posso falar ainda. E eu acho que a vice não vai ser escolhida tão cedo.

Defendo que não seja tão cedo. Tem que ser a última coisa a acontecer. Acho um erro, seja quem for a pessoa, definir um vice agora. É um erro grave. Vou aconselhar o presidente a não cometer, mesmo que ele já tenha um vice na cabeça. Tem muita gente tentando, se mostrando, tentando se viabilizar. O vice que tenta se viabilizar hoje pode não ser a melhor opção amanhã.

TL COMENTA 

Pode não parecer, mas a  entrevista do presidente do PP tem tudo a ver com o futuro político do Rio Grande do Norte.

Mesmo sem citar nomes, passa pela pretensa indicação de Fábio Faria a garupa de Bolsonaro em 2022.

Confirma o desconforto do Centrão com Rogério Marinho no MDR e ainda ratifica que a demandada para o PP não é um fenômeno apenas no RN, mas em todo Brasil.

Mas como bem disse – e sabe – o piauiense:  Isso é agora, a manhã tudo pode mudar.

2 thoughts on “Ciro Nogueira descarta Bolsonaro no PP, admite indicar vice e diz que hoje presidente perderia eleição

  • Cabral /

    Concordo com o seu comentário acima integralmente. ?????

    Resposta
  • PedroArtur

    O futuro a Deus pertence , no PP o futuro de Ciro Gomes todos sabem , apoiar Lula , ou voce tem duvida.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *