26 de abril de 2024
Judiciário

Correição: Rinaldo Reis pede demissão de 11 procuradores da Lava-Jato e imprensa lembra sua citação na Dama de Espadas

unnamed-1

Não é de hoje que este TL vem informando a posição difícil do corregedor Rinaldo Reis no Conselho Nacional do Ministério Público em ter que cortar na própria carne.

Hoje, mais um capítulo desta história com direito a reação orquestrada em sites sabidamente ligados a procuradores lavajatistas.

Como esperado, Reis Lima votou pela abertura do processo administrativo disciplinar (PAD) contra 11 procuradores que integraram a força-tarefa da Lava Jato, reiterando o pedido de demissão dos servidores, sob a alegação de violação de sigilo dos autos.

O caso, que começou a ser analisado pelo CNMP hoje, após três adiamentos, pode abrir precedente para a punição de outros procuradores, inclusive de Curitiba. Pareceres apresentados pela defesa dos procuradores desmontam a acusação.

Em seu voto, Reis Lima disse que pode pedir a conversão da demissão dos procuradores para suspensão, mas só depois de concluído o PAD.
“Verifiquei que não é o momento de propor a pena de suspensão, pois decorre de conversão da aplicação da pena de demissão. Em sendo procedente, referendado o PAD, aplica-se a pena de demissão, e aí com a possibilidade de o plenário converter em suspensão, por força do parágrafo 5o do artigo 240”, disse.

A sessão foi suspensa para intervalo e será retomada à tarde para sustentação oral das partes. Um dos conselheiros avisou que pedirá vista do caso, mas o PGR Augusto Aras autorizou outros membros do CNMP a anteciparem seus votos.

ANTAGONISTA RELEMBRA LIGAÇÃO COM DAMA DE ESPADAS 

 Lima foi citado em interceptações telefônicas feitas com autorização judicial no âmbito da Operação Dama de Espadas, que prendeu Rita das Mercês, então poderosa procuradora-geral da Assembleia Legislativa do RN.

Denunciada por integrar esquema que teria desviado R$ 5,5 milhões dos cofres do Legislativo local, Rita das Mercês virou delatora, entregou 34 políticos, uma dezena de desembargadores e confirmou o conteúdo das gravações em que mostrava intimidade com Reis Lima e Robinson Faria, ex-governador e pai de Fábio, atual ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro.

O procurador-geral era tratado pelos dois como “nosso amigo” e, segundo as gravações, atuaria para informar a ambos sobre o inquérito sigiloso, que acabaria se desdobrando numa investigação contra o ex-governador, acusado pela “Dama de Espadas” de receber um mensalinho de R$ 100 mil do esquema.

Rinaldo Reis sempre negou qualquer interferência na investigação e foi apoiado pelos promotores que atuaram no caso.

Na ocasião, ele virou alvo de representações junto à Corregedoria do CNMP, mas os pedidos acabaram arquivados.

3 thoughts on “Correição: Rinaldo Reis pede demissão de 11 procuradores da Lava-Jato e imprensa lembra sua citação na Dama de Espadas

  • PedroArtur

    Justiça funciona assim no Brasil , politico nunca e culpado , mas quem o acusa sim , e parte da empresa esta com os politicos ate porque eles ( politicos ) sao na maioria os dono dela.

    Resposta
  • observanatal

    Que curioso. Então ele vai pedir demissão, mas quer mesmo é suspender? Estranho.

    Nosso amigo foi parar no cargo que está por mérito próprio, sem interferência dos amigos, ainda mais tendo Bolsonaro como amigão do ministro da comunicação.

    Resposta
  • Janine

    Triste esses corruptos receberem altos salarios pagos com a miseria do povo para fortaleceler a corrupçao que empobrece cada dia mais o povo. Lamentavel, bandido cobrando puniçao de quem investiga a turma.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *