2 de maio de 2024
ABZ LAB

Fayga Ostrower- Imaginação Tangível celebra centenário de precursora da gravura abstrata no Brasil

_Aurora_, 1974, do álbum _Caminho_, serigrafia a cores - Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

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ABZ LAB ( siga @abzlab)  segue o princípio de conexões criativas em torno da economia circular e, agora mais ainda, com o retorno das iniciativas culturais. A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura a programação 2021 com exposição sobre Fayga Ostrower, uma das artistas mais marcantes do século XX. A mostra Fayga Ostrower- Imaginação Tangível, com curadoria de Carlos Martins, que conta com patrocínio do Bradesco, estará em cartaz, a partir do dia 30 de janeiro, na Estação Pinacoteca e apresentará, em 130 trabalhos, um panorama de uma das pioneiras da gravura abstrata no Brasil. Autodidata, inovadora e múltipla em suas realizações, o público poderá apreciar a pluralidade das obras que se relacionavam com a literatura, estamparia, arquitetura, ampliando os limites tradicionais das técnicas de xilogravura e gravura em metal, criando um vocabulário muito particular
ARTE ÚTIL  
A exposição, que faz parte das celebrações do centenário de nascimento de Fayga, está organizada pelos interesses que norteavam suas preocupações. Em um primeiro momento, os Anos de Formação, onde é visível o uso das narrativas literárias pela artista que se inspirava nos livros para criar imagens e aprimorar o aprendizado da gravura. E mesmo sendo em caráter de experimentação artística, algumas séries acabaram sendo descobertas e publicadas. É o caso de uma edição da obra O cortiço, de 1948, que conta com a ilustração de doze gravuras de Fayga, realizadas em 1944. Logo os seus trabalhos ganham destaques e a mostra trará alguns exemplares, inclusive de encomendas de editoras, como as ilustrações para as obras “Invenção de Orfeu” e “Terra Inútil”, onde Fayga foi responsável até mesmo pela capa. A artista também realizou contribuições sistemáticas para suplementos de arte de alguns jornais da época, onde teve a chance de colaborar com outros artistas importantíssimos como Mário de Andrade e Cecília Meirelles.
_Dia_, 1974, do álbum _Caminho_, serigrafia a cores - Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo
ARTE BRASILEIRA 
Em um segundo momento da mostra, quando a artista já está segura de sua opção pela linguagem abstrata, é possível observar uma Fayga obtendo reconhecimento nacional e internacional, como as gravuras que fizeram com que ela ganhasse o Grande Prêmio Internacional de Gravura na Bienal de Veneza em 1958, além da grande virada da carreira dela. Na década de 50, a artista abandona a figuração e parte para abstração, para composições mais livres. Um dos marcos dessa fase é a edição de um álbum com 10 gravuras, cinco delas serão mostradas. Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, a polonesa Fayga Ostrower chegou ao Rio de Janeiro em 1934, acompanhada de seus pais e mais três irmãos, a família fugia das perseguições nazistas na Alemanha. Autodidata e mesmo sem possibilidades de frequentar universidades, se tornou uma das personalidades artísticas mais importantes do Brasil no século 20. Inovadora e muito fiel aos seus propósitos e crenças, enfrentou a indústria e os críticos da arte ao enveredar pelo abstracionismo. O esforço lhe valeu a fama e o reconhecimento nacional e internacional, não raro as suas exposições sempre tinham público. #ABZCONECTA 
Ilustração para a capa de _Invenção de Orfeu_, de Jorge de Lima, 1952, impressão gráfica sobre papel - Acervo CEDOC
ABZ LAB / CONECTA #SP 
Fayga Ostrower-Imaginação Tangível

Curadoria: Carlos Martins

Estação Pinacoteca – 2° andar

Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia

De quarta a segunda, das 10h às 18h

Ingressos

Gratuito, mas a entrada só é permitida com a reserva pelo site www.pinacoteca.org.br.

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