26 de abril de 2024
ABZ LABABZ PLATAFORMA

Geová Rodrigues e Jailson Marcos são nomes potiguares no Brasil Eco Fashion Week

128191623_1023741654801174_1915132700366590125_n

POR REDAÇÃO 

@augustobezerril

[email protected] 

O Rio Grande do Norte estreia hoje na Brasil Eco Fashion  Week – principal evento de moda sustentável do Brasil. O documentário Geová – Mundo em Redesenho será transmitido, às 17h40, nas plataformas do BEFW e ABZ Tribuna do Norte. Em seguida, o designer Jailson Marcos – potiguar radicado em Recife – assina os calçados do desfile do paranaense Eneas Neto.  A apresentação acontece às 18h no link desfiles do www.brasilecofashionweek.  A participação dos potiguares Geová Rodrigues e Jailson Marcos é uma iniciativa do ABZ Lab – laboratório de conexões criativas voltadas para projetos sustentáveis e economia criativa. A conexão vista no BEFW celebra dois dos mais inventivos criadores brasileiros. Geová Rodrigues é apontado com um dos precursores do upcycling. Jailson Marcos é reconhecido pelo trabalho autoral e apurada técnica de trabalho manual. O RN está super bem representado!

ENTENDA 

Com roteiro de Kerginaldo Gadelha, o Geová – Redesenho do Mundo capta pela primeira vez o processo criativo do potiguar no atelier, localizado na Avenue B, em Nova York. Citada pelo estilista potiguar no filme, a jornalista Lilian Pacce explicou em texto publicado durante a semana de moda como Geová surgiu na cena junto com grifes tais  Miguel Androver e Imitation Of Christi fazendo “redesign“. “Eu trabalhava como stylist e percebi o lixo acumulado por tecidos. Daí resolvi interferir sobre roupas de grandes estilistas“, conta Geová, lembrando da primeira reportagem publicada pelo Jornal Tribuna do Norte no início da carreira. O fashion film segue o estilo de intuitivo do estilista. “Definimos a direção e conseguimos filmar em meio à uma Nova York ainda vivendo a pandemia. Seguimos os protocolos de saúde e sustentabilidade”, ressalta. Cláudio Selma, responsável pela imagens, apareceu como o nome perfeito para filmagens. Assim como o trabalho do potiguar, o filme é conceitualmente minimalista de modo a mostrar como bordados e pinturas deixam redesenham, por exemplo, uma camisa da Vivienne Westwood e aparecem em editoriais de revistas pelo mundo. Fale lembrar que Geová não esquece de lembrar ter nascido em Barcelona, munícipio do Rio Grande do Norte.

128057036_249281226528103_7227916823028035929_n

PLANETA RECRIADO 

Conhecidos por peças usadas por artistas da grandeza de Carlinhos Brown e Alexandre Nero, Jailson Marcos assina os calçados do desfile de Eneas Neto no Brasil Eco Fashion Week. “Eu não poderia ter sapatos mais incríveis”, comemora Enéas Neto. A fala do estilista paranaense faz sentido. As formas geométricas das sandálias escolhidas pelo stylist Chrystian Sato ficam perfeitas com a leveza da modelagem das peças,, inspirada na Flor de Sharon – conhecida como símbolo da Coréia. Neto tem um apurado trabalho em linho e seda, Jailson Marcos confecciona manualmente todas peças. “Eu digo que sou sapateiro“, diz Jaison Marcos ao definir o trabalho já visto em desfiles do Minas Trend e de Ronaldo Fraga na SPFW. Nascido em Santana dos Matos, o designer potiguar mora em Recife. E escolheu Pipa para abrir a primeira loja no Rio Grande do Norte.

121667821_759054918284905_5759290962333201820_n

POR AQUÍ.. 

As peças em organza e as bermudas de linho do verão Enéas de Neto combinados às sandálias de Jailson Marcos  parecem ter nascido para um qualquer época do ano em Pipa, Gostoso e Jacumã.  Um dos pontos em comum no trabalho de Enéas Neto, Geová e Jailson Marcos é o cuidado com o resíduo da produção, seja no desenho inicial da criação, seja no reuso da sobra dos recortes.  O planeta agradece.

AGORA….

Veja o filme e o desfile !

Assista

Fotos Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *