30 de abril de 2024
ABZ PLATAFORMA

Marisa Monte alinha trilha criativa em lançamento de Portas; Fantástico apresenta vídeo

209006873_168577878653657_7846617992035098454_n

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

É domingo! Hoje, no Fantástico, Marisa Monte lança vídeo de Portas, música que dá nome ao mais recente álbum da cantora e também da série de quadros da Marcela Cantuária – cujo trabalho ilustra o álbum visual da cantora. Giovanni Bianco, diretor do vídeo, soltou imagens nas quais Marisa aparece usando vestidos de Vitor Zerbinato. No teaser, Marisa usa Reinaldo Lourenço e botas Alexandre Birman (CE) da Arezzo C0.). Os créditos não param. Para criar Portas, a cantora uniu músicos e compositores entre Rio, Madri, Lisboa, Nova York. Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Arto Lindsay e Seu Jorge – que faz dueto em Para Melhorar – são alguns nomes vistos nos vídeos das faixas do álbuns, todos disponíveis Yutube Marisa Morte. As músicas foram entraram nas plataformas digitais, dia 01, às 21hs, no exato dia do aniversário da cantora. Portas reflete hoje como um diário otimista na travessia. É tipo aqui chegamos, temos portas para abrir. Todas dão em algum lugar. Mas qual a melhor? As faixas do disco deixam um recado de união entre seres numa vibração de que vai melhorar a partir da arte, poesia versando um sentido de, longe ou perto, estar juntos para além dos limites de casa.

209783936_3018624948418095_2629784667973911020_n

#EMCASA 

A ideia de diário na ordem cronológica do processo de gestação e o abrir de Portas. “No começo de 2020, meu plano era entrar em estúdio em maio. Eu já tinha um repertório pronto, produzido ao longo dos últimos anos com diversos parceiros, esperando a hora certa de gravar. Mas, em março, as portas se fecharam e ficou impossível seguir com os planos. Como todo mundo, entramos numa inevitável pausa de mil compassos. Passaram-se alguns meses até que a gente pudesse compreender melhor a nova realidade cheia de protocolos sanitários, testes e máscaras. Durante esse período, o repertorio cresceu. Fiz ‘Vagalumes’ com Arnaldo Antunes e ‘Sal’ e ‘Você não Liga’ com o Marcelo Camelo, que também me trouxe uma música dele, ‘Espaçonaves’, que já estava pronta. Em novembro, com uma equipe pequena, comprometida e testada, entramos no estúdio, no Rio de Janeiro, para gravar as primeiras oito bases”, conta Marisa. A mente em modo proativo e criativo propiciou novas janelas seguras para a música.  “Minha ideia inicial que era viajar e formar uma segunda banda, em Nova York, ficou impossível. Achamos que valia a pena experimentar uma gravação remota. Com co-produção do Arto Lindsay, que trouxe a sua banda, arriscamos gravar duas músicas, ‘Calma’ e ‘Portas’, eles num estúdio na rua 37 e nós no Rio via zoom. Pra nossa surpresa deu muito certo o que nos abriu um novo universo de possibilidades e nos deu confiança de seguir com gravações remotas em outras cidades e com outras formações também“, explica Marisa sobre grande desafio, reinventar métodos de produção e abrir novos caminhos e experimentar num momento tão duro e de tantas incertezas. “Mas a gente enfrentou as dificuldades com criatividade e o cuidado necessário. O álbum ficou pronto entre fevereiro e março”, pontua. Vento Sardo’, composta numa conexão Rio,  Madri e Barcelona tem  Jorge Drexler como parceiro. Apesar de estar pronta e fazer parte do corpo desse álbum, a música será lançada em single no momento em que voltarem os show ao vivo. Vento Sardo será mais um ponto da travessia por esse corredor imagens sonoras de portas abertas e muito cuidado.

PORTAS, VISUAL 

No quadrado do distanciamento, Marisa se permitiu seguir o criativo da artista Marcela Cantuária enquanto não podia fazer o que gosta: visitar ateliês e centros culturais. Sem que Marcela soubesse, a cantora acompanhou, de longe, a produção da artista. “Como o meio musical é majoritariamente masculino, quis, no álbum visual, tentar promover um equilíbrio e convidar uma parceira mulher. Trabalhamos numa troca intensa de referências, num diálogo profundo entre nossos diferentes campos artísticos, durante dois meses, para que ela criasse essa série de pinturas chamada ‘Portas’. Com seu olhar e traço virtuoso, ela criou um imaginário que potencializou e deu forma às canções. Obrigada, Marcela”. revela. O encarte tem direção de arte de Batman Zavareze. O registro imagético ressalta o desejo de ter os discos. É importante ressaltar ainda a presença de Flor como nova parceira musical de Marisa.

CANTANDO

Quem anda cantarolando “Calma” e “Portas” encontra no álbum portas, janelas e caminhos para seguir a trilha. A voz de Marisa tem o poder elevar o virtuosismo em qualquer canção. A artista poderia se dar por satisfeita. Os vídeos do lançamento mostram o cuidado processo de feituras das faixas. O poder da colaboração na busca do tom mais apropriado até o mais sutil acorde. Diva que é, Marisa mostra-se generosa, ela canta, mas ouve. As camadas sonoras das mixagens sedimentam bases somadas de talento de ótimos músicos tendo a bússola compartilhada.  “Não temos uma data certa para voltar aos palcos. Ainda está difícil fazer planos. Dependemos da vacina e da maioria da população imunizada. Talvez no final do ano, se tudo der certo em 2022, a gente vai ter a alegria de se encontrar de novo. Comecei minha vida na música com 19 anos e nunca fiquei tanto tempo sem cantar ao vivo e sem encontrar o meu público. Estou sentindo muita falta, não vejo a hora de poder cantar junto.” Portas é sobre entrar, passar, sair, voltar com cuidado e muito respeito. Na esperança de estar chegando, as canções sinalizam uma trilha elegante e renovadora.  Obrigado, Marisa!

SIGA

Veja e ouça Portas.

Fotos Divulgação / Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *