3 de maio de 2024
EM CASA

Saiba como ter as cores do Pantanal em casa

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

Como esperado, o Brasil vive dias de encantamento por Juma, Jove, Tibério, Trindade e toda beleza do Pantanal. O mood impacta #emcasa. Baseada neste forte impacto das nuances pantaneiras em nosso senso criativo, a Suvinil apresenta a paleta Pantanal, curadoria de 10 tonalidades em perspectivas inéditas para a coleção Brasil Em Cores. Já imaginou as sensações da casa da Juma? Eis a cartela filha do Pantanal !

Resultado de uma concepção colaborativa com o Ateliê Mattricaria, “Brasil Em Cores” é uma cocriação inspirada nas pesquisas sobre plantas tintoriais do Brasil. “O estudo traz seis paletas de cores, divididas com base nos biomas que o Brasil apresenta. Com isso, conseguimos contar histórias regionais por meio das cores que representam cada território. E com Pantanal não foi diferente: os tons escolhidos refletem as características da região, bem como seus rios, vegetação, tonalidades, matérias-primas, texturas e cultura como um todo”, explica Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil.

Nesta conexão que reúne cor, territórios e expressão artística, a paleta Pantanal, composta por: Vento Gélido, Granito, Favo de Mel, Terra Arada, Nanquim, Patativa, Hêna, Bordô, Sândalo e Caule, derivadas de plantas tintoriais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados do Centro-Oeste que compõem a região, reflete a cultura do território visto na novela. “Uma das combinações recebe o nome de Vitória-Régia, planta aquática que produz a maior flor das américas e que tem forte presença no Pantanal, em razão de ser uma planície inundada”, conta a pesquisadora e entusiasta das cores Maibe Maroccolo, do Ateliê Mattricaria.

SAIBA QUE

As conexões entre as regiões brasileiras seguem nas descobertas advindas das cores propostas pela cartela Pantanal. A cor Eucalipto, por exemplo, remete a um gênero de planta que está presente no Brasil inteiro, inclusive no território pantaneiro. Pouca gente sabe que a espécie é nativa da Austrália. Bom descobrir os tons da Aroeira, uma árvore forte, muito utilizada na fabricação de móveis. Conhece a Imburana? É uma planta medicinal muito empregada por meio da extração de seu óleo e com o chá de sua casca. Descubra a natureza #emcasa !

Foto Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *