3 de maio de 2024
Turismo

Capital norueguesa privilegia a cultura e a vida ao ar livre (no verão)

Texto e fotos de Antonio Roberto Rocha

Pedalar é preciso. E bem prático em Oslo
Pedalar é preciso. E bem prático em Oslo
O Parlamento
O Parlamento

De forma sempre estratégica – e Oslo é uma cidade muito fácil para achar e “se achar” -, dá para reunir até três monumentos em um percurso. Exemplo real (sem analogia) reúne, por exemplo, o Palácio Real, o Parlamento e o Museu Histórico. Separe um período do dia para eles (manhã ou tarde). Vale a pena.

Nobel Peace Center
Nobel Peace Center

Já bem perto do Arke Brygge (a beira-mar da capital norueguesa) está o Nobel Peace Center, bastante visitado e reverenciado pelos turistas. Foi concebido de forma didática, em forma de museu. Imaginem que se trata do único local, fora de Estocolmo, onde se recebe um Prêmio Nobel. E é logo o da Paz! Impossível visitar Oslo sem uma selfie por lá…

Parques por toda a cidade
Parques por toda a cidade

E como caminhar e pedalar (muitos hotéis oferecem bicicleta, gratuitamente) por parques e praças é algo bem típico de Oslo, reserve um tempinho para visitar duas áreas verdes repletas de esculturas: o Vigeland e o Ekeberg. Você certamente não entenderá a simbologia de algumas peças (na verdade, da maioria delas), mas dá para captar algo no ar (e ao ar livre). No mínimo sairá mais culto, quem sabe?

Bares e restaurantes estão sempre cheios no verão
Bares e restaurantes estão sempre cheios no verão