28 de abril de 2024
Turismo

Certificação por Competência da Fecomércio RN é lançada em reunião do Projeto Verena: 30 vagas para garçons, recepcionistas e camareiras

Foi realizada ontem (22) a primeira reunião de 2021 entre os membros do trade turístico que compõem o grupo de trabalho do Projeto Verena – acordo internacional de cooperação entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, e o governo do estado alemão Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier).

Realizada no formato on-line, a reunião teve como objetivo apresentar as ações executadas no âmbito da parceria internacional, bem como os resultados alcançados desde sua implantação, em 2016. O diretor executivo da Fecomércio RN, Raniery Pimenta, destacou a importância do projeto no contexto de retomada da atividade turística em meio à pandemia Covid.

Um dos destaques do encontro foi o lançamento do Programa de Certificação por Competência, com a oferta de 30 vagas gratuitas para garçons, recepcionistas e camareiras que desejem obter a certificação profissional. O coordenador de projetos da Câmara de Comércio e Indústria de Trier (EIC Trier), Matthias Fuchs, ressaltou o trabalho em conjunto realizado pelas instituições.

feco 2

Participaram do encontro o diretor executivo do Sistema Fecomércio RN, Raniery Pimenta; o coordenador de projetos da Câmara de Comércio e Indústria de Trier (EIC Trier), Matthias Fuchs; o consultor de longo prazo da Câmara do Comércio e Indústria de Trier, Andreas Döhler; o coordenador regional do Projeto Verena, Marcelo Milito; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Costa; o consultor técnico do Projeto Verena, Osmar Vicentin; além de representantes do Governo do Estado e prefeituras de Natal, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Serra de São Bento. Três entidades tiveram representantes na reunião ABIH-RN; Abrasel-RN e Abav-RN.