4 de maio de 2024
Turismo

Turismo Responsável será destaque na WTM Latin America

“Nós precisamos assumir a responsabilidade sobre os impactos positivos e negativos que a atividade turística causa em um destino. Nós,no caso, significa toda a indústria, incluindo os turistas. Isso porque queremos lugares melhores para viver e visitar – nesta ordem”.

A afirmação é de Simon Mayle, diretor da WTM Latin America, maior evento de turismo B2B da América Latina e que, neste ano, ocorre entre 5 e 7 de abril nos pavilhões branco e azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

A premissa apresentada e defendida por Mayle para a WTM Latin America faz parte da prerrogativa do portfólio World Travel Market (WTM) em todo o mundo e foi adotada há quase 20 anos, pioneiramente, na WTM Londres.

O tema Turismo Responsável sempre esteve presente nas edições da WTM Latin America, seja por meio de rodas de conversa, painéis com especialistas ou debates envolvendo vários players. Ganhou mais relevância em 2019, com o lançamento do Prêmio Turismo Responsável.

Para este ano e considerando a força que a temática ganhou durante a pandemia, a WTM Latin America dedicará um auditório exclusivamente para debater, de forma ampla, o Turismo Responsável. Ao todo, serão mais de 10 sessões diferentes com especialistas e debatedores.

Nesta edição, 18 especialistas integram o corpo de jurados que analisará cada um dos cases inscritos nas categorias “Descarbonização do setor de viagens e turismo”, “Apoio a Funcionários e comunidades durante a pandemia”, “Destinos que apoiam a construção mais sustentável pós-Covid”, “Aumento da Diversidade no Turismo: Quão inclusiva é a nossa indústria?”, “Reduzindo o desperdício de plástico no meio ambiente” e “Aumento do benefício econômico local”.

A WTM Latin America 2022 prevê reunir 500 expositores de mais de 40 países, além de 8.000 visitantes únicos.