9 de maio de 2024
Turismo

Embratur e Trip Advisor investem no afroturismo

A Embratur se une à maior plataforma agregadora de experiências turísticas do mundo, a TripAdvisor, numa estratégia inovadora: a criação do primeiro Hub de Conteúdo de Afroturismo da TripAdvisor. O projeto foi lançado, oficialmente, na abertura da Galeria Visit Brasil em Londres, na noite de ontem (3).

A parceria inclui uma página dedicada, exclusivamente, a esse segmento turístico, mas também uma estratégia publicitária para impulsionar o tráfego de europeus em busca das experiências de afroturismo no Brasil.

A proposta é que as empresas especializadas em afroturismo e os governos contribuam com o cadastro de restaurantes, museus, praças, localidades importantes para a historia do povo negro brasileiro, além de novos roteiros.

A ideia é engajar os estados e municípios a revisitarem suas histórias e suas singularidades culturais regionais, dando maior protagonismo aos elementos afrobrasileiros.

“Pela primeira vez o Brasil tem uma página exclusiva no TripAdvisor e o conteúdo que escolhemos é todo focado no afroturismo. É o Brasil que não aceita o racismo, que fortalece o afroempreendedorismo e promove a inclusão, o emprego e a renda através do turismo”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur, na WTM, feira que acontece esta semana em Londres.

O Brasil é o segundo país em população negra no mundo. Só perde para a Nigéria, que está no continente africano. E essa população é também grandiosa nas suas manifestações culturais, religiosas, gastronômicas e paisagísticas.

Sustentabilidade
A Embratur também inova ao negociar a compensação do carbono que será emitido devido às ações da parceria com o TripAdvisor para esse projeto, resultando em um compromisso de plantio de 10 mil árvores no Brasil.

As mudas serão cultivadas em destinos turísticos de natureza, contribuindo para a regeneração de áreas anteriormente desmatadas.

O presidente da Embratur salienta que a promoção do afroturismo também está conectada a valores de sustentabilidade social e econômica, pois combate o racismo valoriza a diversidade cultural do povo brasileiro, gera emprego e fortalece o empreendedorismo da população negra.

“Esse projeto vai gerar uma nova demanda que vai ser atendida pelos afroempreendedores do turismo brasileiro, de turistas que vão querer conhecer a história, a música, a dança, a gastronomia, a arte, tudo que envolve a nossa cultura afrobrasileira”, disse.

Ele destaca ainda que há uma parte importante do afroturismo nas periferias das grandes cidades e em comunidades quilombolas, que praticam o turismo de base comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *