A importância das pequenas e médias empresas para o Turismo
Se para a economia nacional as micro e pequenas empresas desempenham papel fundamental, com uma participação de 27% no Produto Interno Bruto, quando se considera apenas o setor de turismo elas são ainda mais importantes.
Dados do Ministério do Turismo mostram que, dos 41,3 mil prestadores de serviços registrados no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur, 95% são classificados como micro e pequenas ou microempreendedores individuais.
Entre os estabelecimentos estão comércios, agências de viagens e albergues, além de diversos prestadores de serviço da cadeia econômica do turismo. Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) reforça a importância dos pequenos empreendimentos, que correspondem a 76,8% do segmento.
O Ministério do Turismo e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa firmaram há seis meses acordo de cooperação técnica que permite compartilhar informações e simplificar registros de empresas turísticas no Cadastur. O objetivo é reduzir a burocracia, considerada uma das grandes barreiras à formalização dos empreendimentos.
O Fundo Geral do Turismo para Empresas (Fungetur), com financiamentos de até R$ 10 milhões a investidores que queiram ampliar ou abrir novos empreendimentos turísticos, também contempla pequenos e médios negócios.