15 de abril de 2024
Destino localTurismo

ABIH-RN sugere locais para PPPs

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, voltou a afirmar que as Parcerias Público-Privadas (PPPs) são o caminho mais viável para impulsionar o turismo, atrair investimentos, gerar empregos e tornar o Rio Grande do Norte um destino de referência no Brasil.

“Precisamos oferecer mais opções de entretenimento e lazer. Temos uma riqueza em nossas mãos e os poderes públicos não conseguem desenvolver todas essas potencialidades”, destaca o presidente.

Um dos exemplos, segundo Abdon, é o Forte dos Reis Magos, que mesmo após ser reformado deveria ter seu potencial melhor aproveitado.

“É difícil explicar ao turista que o Forte fecha na segunda-feira. Em relação ao horário nos demais dias da semana, o local fecha às 16h, o que impossibilita promovermos o pôr-do-sol no Forte. Imaginem como seria incrível”, reforça.

Assim como o Forte dos Reis Magos, o presidente da ABIH-RN cita outros equipamentos turísticos que precisam de investimentos e melhorias na estrutura:

Morro do Careca: viabilizar o projeto de acesso ao local, por meio de um bonde funicula e com uma subida confortável para os visitantes. Seria uma viagem cênica até o topo. Obviamente, a preservação da fauna e flora da duna é indispensável para a realização do projeto.

Centro de Convenções: fortalecimento do destino Natal, em especial na baixa estação, com investimentos em tecnologia e adotando o modelo de monetização do espaço, por meio da realização de grandes eventos no local.

Museu da Rampa: finalização do projeto com espaço gastronômico e passeios de barco chegando e saindo do local.

Vale das Cascatas, atual Costeira Parque: localizado na Via Costeira, o projeto foi aprovado há anos para transformar o espaço em parque multiuso para a população e o turista, porém ainda não saiu do papel.

Cajueiro de Pirangi: reorganizar a área de lojas e tornar a estrutura mais atrativa, visando a sustentabilidade econômica de todos os empregos gerados na atração

Dunas de Genipabu: reurbanização da parte superior, de acordo com projeto existente no Idema, com lojas, centro cultural, lanchonete e outras atividades, preservando a fauna e flora.

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte: valorização da arquitetura do espaço idealizado por Oscar Niemeyer com áreas para exposições, restaurantes e atividades que promovam um contato mais próximo com a natureza.

Parque das Dunas: reforço na segurança e criação de novos espaços para utilização do público local e do turista

Cidade da Criança: investir em segurança, limpeza, despoluição da lagoa, além de oferecer espaços modernizados e interativos para o visitante e o turista.

Praça Augusto Severo: investir em melhorias na infraestrutura com segurança, acessibilidade, paisagismo e calendário de atrações culturais no espaço localizado no Centro Histórico de Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *